09/10/17 | 17:44
Escola municipal celebra a semana do livro infantil com Projeto Cabana Literária

A Escola Municipal Maria Fernandes, localizada no bairro da Compensa 2, zona Oeste de Manaus, promoveu na última semana, o projeto Cabana Literária, com intuito de celebrar a Semana do Livro Infantil.  A ação visou trazer as crianças para mais perto da leitura, a partir de histórias contadas por meio de fantoches e músicas.

As atividades foram realizadas por meio de momentos lúdicos adaptados conforme a modalidade de ensino e idade dos alunos. Com a ajuda dos professores, foi construída uma cabana onde os alunos do 1º ao 5º ano  do Ensino Fundamental se divertiram com brincadeiras e interações com os personagens dos contos infantis.

Segundo a pedagoga da unidade, Laura De Ataídes Strazzabosco, recreações como essa são importantes para tornar o hábito da leitura um momento mais prazeroso para as crianças. ‘‘É uma forma criativa e lúdica de aproximar mais os alunos da leitura. O objetivo da programação é proporcionar aos pequenos momentos de diversão por meio da audição das histórias, além de desenvolver a imaginação deles e o gosto pela leitura’’, ela também ressaltou que esse trabalho é desenvolvido não apenas durante a Semana do Livro Infantil, mas durante todo o mês de outubro.

Semana do Livro Infantil

A ação é coordenada pela Gerência de Atividades Complementares e Programas Especiais (Gacpe), em parceria com as Divisões Distritais Zonais (DDZs). De acordo com a coordenadora do Programa de Apoio as Bibliotecas Escolares da Semed, Loana Portella, a Semana Municipal do Livro Infantil, além de cumprir uma determinação legal, tem o objetivo de intensificar as ações que a Semed vem disseminando entre as unidades de ensino para incentivar a leitura em toda rede.

Mais de 150 mil alunos do Ensino Fundamental e Educação Infantil foram envolvidos em uma série de atividades de incentivo à leitura, nas unidades de ensino em que estudam, sejam elas Escolas municipais ou Centro Municipais de Educação (Cmei).

 

Texto: Augusto Patryck

Fotos: Divulgação Escola/Semed

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)
Assessoria de Comunicação
(92) 3632-2054