08/10/14 | 14:39
Escola municipal apresenta peça teatral e implanta programa para incentivar a leitura

Em comemoração à Semana do Livro Infantil, a Escola Municipal Anita Garibaldi, no Zumbi, zona Leste, realizou na manhã desta quarta-feira, 8, a peça teatral “O rapto das princesas”, no pátio da unidade. A apresentação lúdica contou com a participação de 21 alunos do 5º ano do Ensino Fundamental.

 

A ação faz parte do Programa de Melhoria da Biblioteca Escolar, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), por meio da Gerência de Atividades Complementares e Programas Especiais (Gacpe). Durante o mês de outubro, as escolas municipais realizarão apresentações culturais para a divulgação da literatura infantil e incentivo à leitura na rede de ensino.

 

“É uma atividade na semana do Dia da Criança, mas será realizada todo esse mês nas escolas municipais. Nós estamos acompanhando esse trabalho junto as divisões distritais de todas as zonas. Cada unidade vai fazer sua apresentação, mas de acordo com a programação da escola”, comentou a coordenadora do Programa de Melhoria da Biblioteca Escolar da Semed, Silene Batista.

Com pouco mais de uma semana de ensaios em sala de aula, com duas horas de duração, a professora Naylane Dutra fez uma adaptação da peça teatral, não apenas visando à apresentação cênica, mas principalmente o aprendizado dos alunos sobre a literatura infantil.

 

“O intuito da peça com as crianças é estimular a leitura e conhecer um pouco mais sobre a literatura clássica, além de fazer uma comparação do que é o fictício e realidade. O importante é que todos trabalharam juntos, dedicaram-se e procuraram aprender sobre os personagens da literatura local, ou seja, o importante é a prática constante da leitura”, disse.

 

Aluno do 5º ano matutino, Juan Carlos, 11, foi o narrador da peça teatral. Ele destacou que durante a programação os colegas da escola tiveram a oportunidade de aprender um pouco mais sobre a literatura.

 

“A peça foi muita divertida e estimula o aluno a ler sobre a literatura e conhecer seus personagens. Eu gosto de ler muito gibis e livros de história em casa.”, revelou.

 

Lançamento

 

Na oportunidade, a diretora da Escola Municipal Anita Garibaldi, Lilia Monteiro de Aguiar, anunciou o lançamento do programa 5S Literatura. A meta é melhorar o desempenho dos alunos do 1º ao 5º ano. Segundo a gestora, foi diagnosticado uma performance não satisfatória nas disciplinas de português e matemática, nas provas da Avaliação de Desempenho do Estudante (ADE), realizadas no 2º bimestre.

 

“Os nossos alunos não foram bem, devido à leitura e interpretação de texto. Nós vamos implantar esse projeto para que nossas crianças possam melhorar esses itens. Os professores irão fazer todos os dias leitura em sala de aula, além de textos narrativos, dissertativos, ler histórias em quadrinhos, texto informativo, entre outros. A partir disso, os alunos vão ter mais conhecimento para ler e escrever.”, explicou.

 

 

Texto: Paulo Rogério Veiga

Fotos: Cleomir Santos/Semed

Assessoria de Comunicação

Secretaria Municipal de Educação (Semed)

92 3632-2054