06/10/14 | 17:15
Escola Municipal Ana Mota Braga realiza Semana de Ciência e Tecnologia na Escola

A Escola Municipal Ana Mota Braga, localizada na Rua Rio Amazonas, bairro São Francisco, zona Sul, está realizando a 3º edição da Semana de Ciência e Tecnologia na Escola. Palestras e oficinas são oferecidas aos 760 alunos da unidade por meio de uma parceria entre professores, acadêmicos de Licenciatura em Informática da Universidade Estadual do Amazonas (UEA) e formadores da Gerência de Tecnologia Educacional (GTE).

 

Com o tema ‘Inclusão Digital: A democratização do acesso às tecnologias da informação no ambiente escolar’, a programação é voltada para alunos do 2º ao 9º ano do Ensino Fundamental, para alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e para a comunidade em geral, conforme explicou o gestor da unidade, Luiz Carlos Braga.

 

“Percebemos certa resistência da comunidade e dos próprios alunos acerca das tecnologias. Então pensamos em como trabalhar esse processo de compreensão da importância das tecnologias e decidimos realizar esse evento para que todos fossem sensibilizados e enxergassem como a tecnologia é importante no processo educativo e para a vida como um todo”, comentou Luiz Carlos.

Coordenadora do Telecentro da escola, Janemar Hounsell Cruz, comentou sobre o desenvolvimento da atividade. “Nós abordamos muitos temas e projetos que já são trabalhados dentro da escola. Quando começamos, foi de uma maneira muito tímida, mas depois conseguimos ampliar a programação por conta dos projetos da escola”, relatou.

 

Palestras sobre o Programa Ciência na Escola (PCE), os perigos das redes sociais e oficinas sobre como produzir vídeos e utilização dos videogames e sensores interativos como ferramenta de educação física fazem parte da programação. Para o aluno Irailton Moreira Júnior, 11, a atividade é muito importante no processo de inclusão digital.

 

“Temos alguns colegas e pais de alunos que nunca tiveram contato com esses recursos tecnológicos. Acho que essas palestras vão ajudar a esclarecer sobre a tecnologia e também vão nos fazer refletir sobre o uso delas”, disse Júnior.

 

Janderney Souza Santos, 12, também elogiou a programação. “Eu acho muito importante pois aprendemos muito mais sobre os computadores e tecnologia. Eu, por exemplo, gosto muitos das aulas no Telecentro da escola, pois aliam diversão e educação por meio dos jogos educacionais”, comentou.

 

Confira a programação:

 

6/10

14h – Solenidade de abertura

19h – Oficina Software Edilim

19h30 – Palestra: Três Passos para acabar com a procrastinação

 

7/10

9h – Oficina Software Edilim

13h30 – Oficina: O uso do software Jclick na educação de crianças

15h- Oficina Software Edilim

 

8/10

9h – Os perigos nas redes sociais para crianças e adolescentes

9h30 – Palestra: Três Passos para acabar com a procrastinação

 

9h30 – Como produzir vídeos usando o software Movie Maker

13h – Leitura dramatizada: Era uma vez outra vez

 

15h30 – Como produzir vídeos usando o software Movie Maker

19h – Palestra: Programa Ciência na Escola (PCE)

 

9/10

9h – Palestra: Prova Brasil

14h – Palestra: Três Passos para acabar com a procrastinação

14h30 – O potencial dos jogos educativos digitais no reforço escolar

16h – Palestra: Programa Ciência na Escola (PCE)

19h – Oficina Software Netbil

 

10/10

9h – Oficina HQ para alunos e professores

14h30 – Oficina: A utilização dos videogames e sensores interativos como ferramenta tecnológica para o ensino da educação física

16h – Encerramento

 

 

 

TEXTO: LUANA CARVALHO

FOTOS: RODEMARQUES ABREU

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)

Assessoria de Comunicação

3632-2054