A Escola Municipal Ana Mota Braga, localizada na Rua Rio Amazonas, bairro São Francisco, zona Sul, está realizando a 3º edição da Semana de Ciência e Tecnologia na Escola. Palestras e oficinas são oferecidas aos 760 alunos da unidade por meio de uma parceria entre professores, acadêmicos de Licenciatura em Informática da Universidade Estadual do Amazonas (UEA) e formadores da Gerência de Tecnologia Educacional (GTE).
Com o tema ‘Inclusão Digital: A democratização do acesso às tecnologias da informação no ambiente escolar’, a programação é voltada para alunos do 2º ao 9º ano do Ensino Fundamental, para alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e para a comunidade em geral, conforme explicou o gestor da unidade, Luiz Carlos Braga.
“Percebemos certa resistência da comunidade e dos próprios alunos acerca das tecnologias. Então pensamos em como trabalhar esse processo de compreensão da importância das tecnologias e decidimos realizar esse evento para que todos fossem sensibilizados e enxergassem como a tecnologia é importante no processo educativo e para a vida como um todo”, comentou Luiz Carlos.
Coordenadora do Telecentro da escola, Janemar Hounsell Cruz, comentou sobre o desenvolvimento da atividade. “Nós abordamos muitos temas e projetos que já são trabalhados dentro da escola. Quando começamos, foi de uma maneira muito tímida, mas depois conseguimos ampliar a programação por conta dos projetos da escola”, relatou.
Palestras sobre o Programa Ciência na Escola (PCE), os perigos das redes sociais e oficinas sobre como produzir vídeos e utilização dos videogames e sensores interativos como ferramenta de educação física fazem parte da programação. Para o aluno Irailton Moreira Júnior, 11, a atividade é muito importante no processo de inclusão digital.
“Temos alguns colegas e pais de alunos que nunca tiveram contato com esses recursos tecnológicos. Acho que essas palestras vão ajudar a esclarecer sobre a tecnologia e também vão nos fazer refletir sobre o uso delas”, disse Júnior.
Janderney Souza Santos, 12, também elogiou a programação. “Eu acho muito importante pois aprendemos muito mais sobre os computadores e tecnologia. Eu, por exemplo, gosto muitos das aulas no Telecentro da escola, pois aliam diversão e educação por meio dos jogos educacionais”, comentou.
Confira a programação:
6/10
14h – Solenidade de abertura
19h – Oficina Software Edilim
19h30 – Palestra: Três Passos para acabar com a procrastinação
7/10
9h – Oficina Software Edilim
13h30 – Oficina: O uso do software Jclick na educação de crianças
15h- Oficina Software Edilim
8/10
9h – Os perigos nas redes sociais para crianças e adolescentes
9h30 – Palestra: Três Passos para acabar com a procrastinação
9h30 – Como produzir vídeos usando o software Movie Maker
13h – Leitura dramatizada: Era uma vez outra vez
15h30 – Como produzir vídeos usando o software Movie Maker
19h – Palestra: Programa Ciência na Escola (PCE)
9/10
9h – Palestra: Prova Brasil
14h – Palestra: Três Passos para acabar com a procrastinação
14h30 – O potencial dos jogos educativos digitais no reforço escolar
16h – Palestra: Programa Ciência na Escola (PCE)
19h – Oficina Software Netbil
10/10
9h – Oficina HQ para alunos e professores
14h30 – Oficina: A utilização dos videogames e sensores interativos como ferramenta tecnológica para o ensino da educação física
16h – Encerramento
TEXTO: LUANA CARVALHO
FOTOS: RODEMARQUES ABREU
Secretaria Municipal de Educação (Semed)
Assessoria de Comunicação
3632-2054