09/06/17 | 17:49
Escola municipal aborda o tema Matemática durante Feira de Ciências

Problemas matemáticos, de raciocínio lógico, sistema monetário brasileiro e as quatro operações matemáticas foram alguns dos temas expostos na 5ª edição da Feira de Ciências, realizada na tarde desta sexta feira, 9/6, pela Escola Municipal Deputado Ulisses Guimarães, localizada no Bairro Amazonino Mendes, zona Norte.  O evento foi aberto para pais de alunos e comunidade em geral.

A atividade foi realizada de forma dinâmica, em 14 salas de aula, e teve o uso de recursos pedagógicos como cartolina, maquetes, jogos e brinquedos.  De acordo com a pedagoga da unidade, Maria Alves Costa,  a atividade apesar de focar na matéria de exatas, não trabalhou somente com assuntos voltados à matemática, e sim  de forma transversal, envolvendo  outras disciplinas.

“A Feira Ciências deste ano buscou apresentar a matemática de forma diferenciada e transversal, ou seja,  envolvendo todas as disciplinas dadas até o 2º bimestre, reunindo uma série de temas, entre eles: educação financeira, saúde, reciclagem e as quatros operações. O objetivo da atividade  é trazer a comunidade para dentro da escola e mostrar o que os alunos aprenderam”, explicou a educadora.

Cada sala abordava um tema diferente. Para a dona de casa Algeliane Rodrigues, que passou por diversas salas de aula, entre elas a que estava sendo apresentada a lenda de tangram e Rótulos e Embalagens, o evento é positivo, porque reflete o trabalho exitoso que está sendo feito com alunos na disciplina de matemática.

“Adorei a forma que as crianças e adolescentes estão apresentando os assuntos. Realmente fiquei impressionada com o nível de conhecimento dos alunos e o legal disso é que com certeza isso é fruto do trabalho dos professores”.

Participaram da exposição da Feira alunos do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental e da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

 

Feira de Ciências da Semed

 

O evento faz parte da 5º edição da Feira de Ciências da rede municipal de educação que, em 2017, tem como tema ‘Matemática está em tudo: Ressignificando a multidisciplinaridade na aprendizagem’. Segundo um dos coordenadores da ação, que envolve todas as escola da secretaria, Rosivaldo da Fonseca Moreira, esta fase representa apenas uma prévia do evento que segue até setembro.

“A feira é estruturada em três etapas principais. A primeira é feita de maneira interna nas escolas, onde são escolhidos os melhores trabalhos. A próxima é feita a nível de Divisão Distrital Zonal (DDZ) e, por fim, acontece a etapa final, onde se reúnem os melhores trabalhos das duas primeiras fases”, disse.

O coordenador destacou ainda que o principal objetivo da ação é fomentar a pesquisa na disciplina de matemática.

“Objetivo da Feira deste ano é incentivar as escolas, alunos e professores a pesquisa voltadas à matemática, envolvendo todas as disciplinas dadas em sala de aula”, explicou.

A fase final da feira, que reunirá os melhores trabalhos da 1ª e 2ª fases, acontecerá no dia 27 de setembro.

Texto: Emerson Felipe

Fotos: Cleomir Santos/ Semed

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)
Assessoria de Comunicação
(92) 3632-2054