02/05/16 | 12:01
Escola Leonor Uchôa faz a revisão do seu Projeto Político Pedagógico com professores e pais de alunos

IMG-20160429-WA0005Com objetivo de promover um momento de discussão e de estabelecer novas estratégias pedagógicas para 2016,  a Escola Municipal Leonor Uchôa de Amorim, localizada no bairro São José I, zona Leste, realizou, na última sexta-feira, 29, a revisão do seu Projeto Político Pedagógico (PPP). Ação contou com a participação de aproximadamente 100 pessoas, entre professores, administrativos, funcionários que fazem parte dos serviços gerais, além de comunitários e pais de alunos da unidade escolar.

A discussão foi feita em dois momentos. A primeira parte foi feita no auditório, com a palestra do assessor pedagógico da Divisão Distrital Zonal (DDZ) Leste I, Marcos Simas. Na oportunidade, o educador destacou a importância de trabalhar a partir das metas do PPP na escola.

IMG-20160502-WA0035Em seguida, os participantes da ação foram para as salas de aulas, onde começou, de fato,  a discussão, apresentação de propostas, contribuições e sugestões para  a atualização  do projeto a partir de três eixos: operativo, diagnóstico e o plano de ação do PPP .

De acordo com a gestora da unidade, Ilenilda de Araújo, a revisão do PPP da escola partiu de uma solicitação dos próprios pais de alunos e comunitários, no início do ano letivo de 2016.  “A partir daí, a escola sentiu a necessidade apresentar o PPP em vigência para  a comunidade escolar, pais de alunos e comunitários e, ao mesmo tempo, fazer atualização deste documento, inserindo novas estratégias e metas, em conformidade com a realidade da nossa escola”, explicou.

Pontos relevantes

IMG-20160502-WA0036Dentre os pontos relevantes apresentado pelos grupos de trabalho da revisão, três, segundo a gestora da escola, estavam ligados a violência e a qualidade do ensino ao aluno. “Dentre as propostas apresentadas mais relevantes estavam medidas para reduzir casos de  violência, estratégias para promover a qualidade do ensino e mecanismos para conhecer melhor a realidade dos alunos ”, comentou a gestora Ilenilde.

Em relação à violência, os grupos de trabalho solicitaram da unidade para intensificar a parceria entre as Polícias Militar e Civil, Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP). Na área do ensino aprendizagem, as pessoas sugeriram que a escola trabalhe com “aluno monitor”, que na prática  é um estudante da turma que tem mais facilidade para absorver o conteúdo. E a terceira proposta  apresentada foi que escola crie um mecanismo para que possa conhecer com mais profundidade a realidade de seus alunos, a partir da aplicação de questionários socioeconômicos.

Ainda de acordo com a gestora, agora o PPP parte para fase final, com a consolidação dos pontos discutidos pelos grupos de trabalho. Terminado esta etapa, será construído o novo Projeto Político Pedagógico da  escola.

 

Texto: Emerson Felipe

Divulgação: Escola Municipal Leonor Uchôa

 

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