20/05/16 | 17:30
Escola Jorge de Resende inicia atividades do Programa Transforma e Jogos Interclasse

IMG-20160523-WA0032[1]A Escola Municipal Jorge de Resende Sobrinho abriu oficialmente, na tarde do dia 19,  as atividades do Programa Transforma. A cerimônia, que marcou o início dos trabalhos de 2016 do programa, aconteceu na quadra poliesportiva da escola e contou com a participação da assessoria de educação física da Divisão Distrital Zonal (DDZ) Leste 1, do corpo docente, envolvendo 640 alunos do 6º ao 9º ano.

O programa Transforma tem o objetivo de trabalhar os valores Olímpicos e Paralímpicos e, com isso, deixar um legado educacional para as cidades onde acontecerão os Jogos Olímpicos Rio 2016. Ele trabalha valores, como igualdade, respeito, excelência, solidariedade, inspiração, coragem, amizade e determinação.

IMG-20160523-WA0033[1]De acordo com educadora física da DDZ Leste I, Edilene Colares, o programa tem como proposta a integração das diversas áreas do conhecimento e possibilitando o envolvimento da grade curricular de ensino.

Jogos Interclasse

Na ocasião, também houve os jogos interclasses, seguindo todo o protocolo de uma solenidade esportiva de grande porte. Os estudantes entraram com as bandeiras do Brasil, Amazonas, Manaus, Escola e Olímpica, além da tocha olímpica. Foram apresentados os multiplicadores do projeto na escola, formado por tutores, coordenadores e professores de educação física e também os agentes jovens do Transforma. A atividade terá torneios de tênis de mesa, futsal e queimada, jiu-jitsu, dama e xadrez, em naipes masculino e feminino.

As competições, de acordo com a diretor da escola, Oswaldo, servirão para ensinar princípios olímpicos como respeito, trabalho em equipe e jogo limpo entre os estudantes. “Além de agregar na aprendizagem e no desenvolvimento social do aluno, atividades com essas ensinam conteúdos de uma maneira diferente. Os alunos registraram bem os conceitos como respeito, amizade e lealdade que são essências para os alunos conviverem bem em sociedade. A ideia não é jogar por jogar, mas que estejam agregadas a um objetivo. Tiramos eles de sala e estamos instaurando esses valores neles”, explicou.

 

Texto e foto: Divulgação DDZ Leste I

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)
Assessoria de Comunicação
(92) 3632-2054