25/04/16 | 17:05
Escola Jarlece Zaranza envolve mais de 500 alunos na 3ª edição da “Jarlecíada”

Jogos Internos Jarlecidas 2016 - Fotos Cleomir (5)Até a próxima sexta-feira, 29, a Escola Municipal Jarlece da Conceição Zaranza, localizada no bairro Amazonino Mendes, zona Leste, promoverá jogos e competições internas, durante a 3ª edição da “Jarlecíada”. A atividade envolverá 571 alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, do turno vespertino da unidade escolar. A competição será divida nas categorias juvenil e infantil e nas modalidades de futsal, vôlei, queimada e xadrez.

A primeira série de competições aconteceu na tarde desta segunda-feira, 25, na quadra poliesportiva da unidade, envolvendo todos os alunos do 8º ano nas modalidades futsal e queimada.

Jogos Internos Jarlecidas 2016 - Fotos Cleomir (36)De acordo com a pedagoga da unidade, Deise Gomes, o evento esportivo tem o objetivo de atrair o aluno para o ambiente escolar, bem com trabalhar habilidades e competências.

“Além de promovermos um espaço de disputas saudável, a ação busca proporcionar uma prática pedagógica diferenciada para atrair cada vez mais os alunos para escola, bem como aproveitamos a ação para trabalhar as habilidades e competências na área do esporte dos alunos” explicou.

Deise destacou ainda que a participação do aluno na competições está diretamente ligada a assiduidade e um bom rendimento escolar. “Um dos requisitos para o aluno participar da Jarlecíada é assiduidade e boas notas. Caso o aluno não consiga, ele é automaticamente tirado das competições. Com isso, conseguimos motivar os alunos a participarem dos jogos e, ao mesmo tempo, melhorar o rendimento escolar e o interesse dos estudos do nosso alunado”, enfatizou.

Jogos Internos Jarlecidas 2016 - Fotos Cleomir (23)As competições serão feitas a tarde, mas não influenciarão nas aulas regulares, pois as competições serão programadas. Um dos professores que estará diretamente ligado na ação será o educador de educação física, Adriano Mota. Segundo ele, a partir da Jarlecíada também é possível trabalhar valores humanos.

“Esta atividade é importante porque nela é possível trabalhar e suscitar diversos fatores, dentre eles, o respeito, o espirito olímpico e a disciplina”, afirmou.

Na competição há alunos veteranos que até já participaram do maior evento esportivo da rede  municipal de ensino, que é as Municipíadas. Dentre eles está Rodrigo dos Santos, que ano passado, fez parte da equipe que conquistou o 1º lugar no futsal e, que individualmente, foi campeão na modalidade de xadrez, conquistando o bicampeonato no esporte. Para Rodrigo, a ação representa uma oportunidade.

“Eu jamais poderia imaginar que iria ser campeão nestas modalidades. Hoje, sinto que a cada dia estou melhor como atleta, aluno e pessoa. E devo tudo isto a escola que me deu oportunidade de provar para mim mesmo que eu era capaz de competir e de tornar-me campeão”, disse.

Na final, que será na sexta-feira, 27, haverá  entrega de medalhas e troféus aos times e alunos campeões.

 

Texto: Emerson Felipe

Foto: Cleomir Santos

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)
Assessoria de Comunicação
(92) 3632-2054