31/10/19 | 18:31
Escola Guilherme Baker encerra projeto ‘Embarque nos 350 anos da Cidade de Manaus’

Os encantos, os traços peculiares da região amazônica, bem como a realidade de Manaus retratada de forma teatral e sob viés pedagógico foram trabalhados na tarde desta quinta-feira, 31/10, em uma programação realizada pela Escola Municipal Guilherme Barbosa Baker, localizada no bairro do Santo Antônio, zona Oeste. O evento, realizado no rol da unidade de ensino, marcou o encerramento do Projeto ‘Embarque nos 350 anos da Cidade de Manaus: da aldeia à metrópole’.

Mais de 100 alunos do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental da escola participaram da ação que homenageou o poeta, músico e escritor Celdo Braga. Segundo a gestora da unidade, Nivia Bentes, a ideia do projeto foi mostrar as peculiaridades de Manaus, por intermédio da dança, da música e de poesias que retratam a capital amazonense.

“O objetivo do projeto é trazer para o espaço escolar as características de Manaus que os nossos alunos não conhecem, demostrando o espaço geográfico que ele habita com suas particularidades. Manaus tem uma diversidade de cores e de sabores. Também mostramos o contexto social, político e histórico, bem como a musicalidade de Manaus”, explicou a gestora.

Durante a atividade foram declamadas inúmeras poesias do Celdo Braga, entre elas: ‘Manaus Morena’ e ‘Ausência de Manaus’, além outras poesias de outros poetas, como: ‘Abaixo Assinado por amor à Manaus’, de autoria de Aníbal Beça. Teve ainda apresentações musicais e teatrais, ao som de canções típicas da região, como ‘Porto de Lenha’, ‘’Amazonas Moren’ e ‘Tic, Tic, Tac’.

Para o aluno Fernando Vieira, 15, do 9º ano do Ensino Fundamental, o projeto foi fonte de conhecimento em sua vida, porque a partir dele conheceu mais sobre a cidade em que nasceu.

“O projeto agregou muito conhecimento na minha vida. Com ele conheci artistas locais, as obras deles, bem como patrimônios históricos e curiosidades da Região Amazônica, como o Encontro das Águas”, destacou.

O artista homenageado, Celdo Braga, parabenizou a iniciativa da unidade de ensino. “A Semed, mais uma vez, dá um show quando permite que nas suas escolas, em todo seu universo de discentes e docentes, aconteçam atividades como esta, que prepara a nova geração para se sentir mais daqui, pertencente a Manaus”, disse.

A atividade terminou com todos cantando os parabéns a cidade de Manaus pelo seu aniversário de 350 anos, comemorado no último dia 24 de outubro.

 

Texto: Emerson Santos
Fotos: Cleomir Santos

Secretaria Municipal de Educação (Semed)
Assessoria de Comunicação
(92) 3632-2054