09/11/18 | 17:47
Escola municipal realiza atividade em alusão ao Dia da Consciência Negra

Com a temática: “Levando a história do povo brasileiro: índios, brancos e negros para a sala de aula”, a Escola Municipal Anastácio Assunção, no bairro São Lázaro, zona Sul de Manaus, promoveu nesta sexta-feira, 9/11, uma atividade em alusão ao Dia da Consciência Negra, comemorado no próximo dia 20/11.

Participaram da atividade, 27 alunos do 3º ano do turno matutino, que abordaram a diversidade da população brasileira, consequência do processo de ocupação do território nacional, que antes da chegada dos colonizadores europeus e dos escravos africanos, já era habitado por tribos indígenas.

A atividade teve como objetivo fortalecer processos de construção de conhecimentos sobre a história dos povos do Brasil para valorização dos seus elementos e práticas culturais e fortalecimento da sua identidade.

Os alunos se caracterizaram de acordo com seus traços étnicos, para que compreendessem a miscigenação ocorrida com a sociedade. Eles também trabalharam a produção textual com pesquisa sobre esse processo.

Segundo a professora idealizadora da ação, Shirlene Melo, a atividade serve para fortalecer e lembrar que o Brasil é um país que agrega muitas nações que se incorporaram ao longo do tempo.

“As crianças puderam aprender como nasceram com seus tons de pele. Muitos alunos se identificaram com a atividade, pois tinham avós estrangeiros e também indígenas. Essa atividade também serviu para que eles conhecessem um pouco mais da história da nossa nação”.

 

Texto: Patryck Vieira

Fotos: Divulgação/ Semed

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)

Assessoria de Comunicação

(92) 3632-2054