25/05/15 | 15:39
Escola Especial André Vidal de Araújo realiza a abertura dos Jogos Adaptados

Com a proposta de promover a integração, socialização e inclusão dos alunos por meio do esporte, respeitando os limites e a individualidade de cada pessoa, a Escola Municipal de Educação Especial André Vidal de Araújo, localizada na Vila Amazonas, Parque Dez, zona Centro-Sul, realiza o I Festival dos Jogos Adaptados Internos da instituição, em homenagem ao professor Cleotemberg Gama.

A solenidade de abertura ocorreu, na manhã desta segunda-feira, 25, na quadra da unidade educacional. O evento seguirá até a próxima sexta-feira, 29, com a participação de 449 alunos dos três turnos da escola.

O gestor da escola, Helivan Dantas, informou que as provas acontecerão na quadra e piscina da escola, envolvendo as atividades de bola ao alvo, circuito, chute ao gol, imersão com ajuda, revezamento com argola, passar por dentro do bambolê submerso, entre outras. Segundo ele, o festival foi idealizado e organizado pelos professores de Educação Física e a equipe pedagógica tanto da instituição quanto do Complexo Municipal de Educação Especial André Vidal de Araújo.

“Já temos os jogos da rede, porém faltava na escola uma atividade direcionada para nossos alunos. Por meio do esporte, estamos fazendo a inclusão desses alunos socialmente e vendo a alegria deles  estarem participando”, disse.

A aposentada Norma Santiago de Aquino, 62, mãe do aluno com paralisia cerebral Alexandre Santiago de Aquino, 22, afirmou que os jogos internos valorizam as pessoas especiais e ajudam em seu desenvolvimento.

“Esses jogos são importantes pela integração. Eles (os alunos) participando, começam a aprender cada vez mais todas as atividades diferentes, mas dentro do nível de cada um”, destacou.

Na solenidade de abertura, houve a entrada das delegações, do fogo simbólico e tocha conduzida por aluno especial, além do juramento do atleta e apresentações culturais e a presença do Corpo de Bombeiros.

Homenagem

Há 27 anos atuando como professor de Educação Física na Secretaria Municipal de Educação (Semed) e, atualmente, como assessor pedagógico da Escola Especial André Vidal de Araújo, para Cleotemberg Gama, ter seu nome homenageado com os jogos adaptados é uma honra. O professor também é autor dos projetos municipais, como o Programa de Atividades Adaptadas à Reeducação Comportamental; Psicomotricidade Aquática da Educação Física e Psicologia na Rede Municipal.

“Eu me sinto gratificado e honrado por essa homenagem. Acredito que esses jogos vão trazer mudanças profundas para nossos alunos na parte da integração e participação. Esse momento é importante, pois valoriza eles e mostra que são capazes”, destacou.

 

Texto: Paulo Rogério

Foto: Cleomir Santos

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)

Assessoria de Comunicação

(92) 3632-2054