25/08/15 | 13:10
Escola e pais de alunos discutem estratégias para a Prova Brasil

ASS - 24-08-15 - Estratégias para a Prova Brasil (4) (1)A Escola Municipal Dalvina da Silva Oliveira, Parque Riachuelo, zona Oeste, está realizado, ao longo do ano letivo, uma série de medidas pedagógicas visando obter um bom resultado na Prova Brasil e alcançar a sua meta no Índice de Desempenho da Educação Básica (Ideb) nos anos finais do Ensino Fundamental. Nesta segunda-feira, 24, a unidade realizou um encontro com os pais e responsáveis dos 225 alunos dos 5º e 9º ano para intensificar essas ações e estratégias.

De acordo com o gestor da unidade, José Francisco, o encontro promoveu o diálogo com as famílias dos alunos. “O nosso objetivo foi apresentar o histórico do Ideb da escola, demostrar de que forma a Prova Brasil é aplicada, destacar os impactos que a avaliação tem para unidade escolar e para a aprendizagem de seus filhos, além de nossas projeções e metas do Ideb, que tem como parâmetro avaliativo a prova Brasil”, salientou.

ASS - 24-08-15 - Estratégias para a Prova Brasil (3)Ao longo da reunião, houve trocas de experiências com a psicóloga, conselheiro tutelar, palestras motivacionais que destacaram o papel da família no processo de aprendizagem, sobre o Ideb e o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) que é composto pela Avaliação Nacional da Educação Básica (Aneb) e a Avaliação Nacional do Rendimento Escolar (Anresc), mais conhecida como Prova Brasil.

Uma das palestrantes foi a gerente pedagógica da Divisão Distrital Zonal (DDZ) Oeste, Amanda Hayden, que fez um breve histórico do Saeb e a responsabilidade dos agentes envolvidos na aprendizagem dos alunos. “Esses momentos são importantes para demostrar o papel da família, enfatizar que sua presença é importante e para envolvê-los no processo de ensino/aprendizagem. Além disso, para repassar informações pertinentes”, disse.

ASS - 24-08-15 - Estratégias para a Prova Brasil (1)Ainda segundo Amanda, a unidade passou a integrar um grupo de 10 escolas prioritárias na avaliação do Ideb da DDZ Oeste, após avaliação de resultados do Ideb, de Avaliação de Desenvolvimento Escolar (ADE) e estimativa feita pelo Instituto Aquila.

Para a dona de casa Kellen Castro, mãe da aluna Klissis Akis Castro, o encontro contribuiu para integração entre a escola e os responsáveis pelos alunos. “Eu acredito que a escola tem que fazer mais momentos como este, porque dá oportunidade aos pais conhecerem o trabalho pedagógico da escola, avaliações relevantes como a Prova Brasil e, também, abre espaço para que haja integração entre a escola e as famílias”, avaliou.

Texto: Emerson Felipe
Foto: Lton Santos

Assessoria de Comunicação

Secretaria Municipal de Educação (Semed)

(92) 3632-2054