04/12/15 | 18:02
Escola Municipal Domingos Sávio apresenta aos pais e familiares o projeto Boitatá, brincar e preservar

IMG_7669Cerca de 100 alunos da Escola Municipal Domingos Sávio, localizada na Comunidade Nova Jerusalém, Bairro Nova, zona Oeste, apresentaram o projeto “Boitatá, Brincar e Preservar”, nesta tarde desta sexta-feira, 4.

O projeto consiste trabalhar a educação ambiental desde a infância, estimulando a criança a preservar e respeitar a natureza. Segundo idealizadora da ação, a professora de Educação Física, Delma Nascimento, a ideia surgiu no momento que aumentaram os focos de queimadas, no Estado, que resultaram na incidência de concentração de fumaça sobre Manaus.
IMG_7677O boitatá começou a ser desenvolvido em meados de setembro para outubro e está centrado no livro do Mauricio de Souza, chamado Lendas Brasileiras – Boitatá. “O nosso objetivo é estimular, desde cedo, o pensamento critico, o respeito pelo meu ambiente e práticas concretas para se ter um meio ambiente mais saudável”, explicou a docente.
A educadora explicou, ainda, que ele é desenvolvido com as turmas do 1º, 2º e 3º anos. “O 1º ano trabalha com o plantio, feito a partir de pneus e demais objetos recicláveis. No 2° ano, os alunos Domingos Sávioproduzem cartazes, com desenhos sobre a natureza e com visão sobre a preservação. Já com o 3º ano é trabalhada a confecção de objetos como porta-canetas, enfeites de decoração natalina e brinquedos, produzidos a partir de garrafas pets, caixa de leite, papeis, dentre outros. Dessa forma, conseguimos trabalhar a educação ambiental de forma ampla e atrativa”.
A gestora da unidade, Rilma Araújo de Pinho, explicou que o projeto contribui na formação cidadã dos alunos. “Estimulando desde cedo boas práticas e bom gestos acerca do meio ambiente conseguimos incutir nestas crianças um olhar sensível e um sentimento de respeito, de amor as nossas plantas, a nossa flora e ao nosso bem mais precioso que é a nossa floresta, por isso é um projeto de grande relevância e pretendemos estender por muito tempo”.

Texto: Emerson Felipe
Fotos: Divulgação/ Esc. Mul. Domingos Sávio

Secretaria Municipal de Educação (Semed)
Assessoria de Comunicação
(92) 3632-2054