19/11/15 | 14:23
Escola Dom Luiz Soares Vieira destaca ator Grande Otelo na Semana da Consciência Negra

Dia da Conciência Negra na Esc. Mul. Dom Luiz Soares - Fotos Rodemarques Abreu (21)Com o tema “100 anos de Grande Otelo, o maior ator do Brasil”, a Escola Municipal Dom Luiz Soares Vieira, localizada no Parque das Garças, Novo Aleixo, zona Leste, realizou nesta quinta-feira, 19, o encerramento da Semana da Consciência Negra. A programação começou na última quarta-feira (17), e abordou o trabalho artístico, sendo considerado o primeiro artista a se preocupar com a questão do negro no país.

De acordo com a diretora, Simone Monteiro, os 540 alunos da Educação Infantil e do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental participam do projeto “A cor da cultura” do Ministério da Cultura (Mec). A ação envolveu o tema da diversidade cultural, que é uma das diretrizes do Dia da Consciência Negra, que será celebrado nesta sexta-feira, 20.

Dia da Conciência Negra na Esc. Mul. Dom Luiz Soares - Fotos Rodemarques Abreu (58)“Todos os anos nós escolhemos uma personalidade para homenagear. Esse ano foi definido o Grande Otelo, considerado o primeiro ator negro do Brasil. Ele representou nosso país internacionalmente, ganhando vários prêmios, além de ter sido uma personalidade negra importante, o que influenciou em nossa cultura. Grande Otelo fazia parte do movimento negro, combatendo o racismo em nosso país. Otelo se destacou no teatro, cinema, rádio, na música, televisão e foi um grande compositor. Ele foi um ator multimídia, ou seja, completo no trabalho que realizou”, informou.

Presente em todos os eventos da escola, a secretária Alexandra Freitas, 31, mãe da aluna do 3º ano matutino, Luciana de Freitas Costa, 8, disse que sua filha produziu frases sobre o tema. A genitora ficou feliz ao ver o aprendizado de sua filha, pois acredita que é o ensinamento sobre a temática deve ser aplicado desde cedo.

Dia da Conciência Negra na Esc. Mul. Dom Luiz Soares - Fotos Rodemarques Abreu (84)“Esse evento representa a união, para que não haja limite entre o branco ou preto, e muito menos o racismo entre eles, mas que todos estejam unidos. Com isso, a criança aprende a socializar com todos, não apenas com a raça dela. Converso muito com minha filha, para não haver discriminação, porque nós somos um jardim, onde todas as flores tem uma cor, então nós como seres humanos temos cores diferentes”, definiu.

Um dos alunos responsáveis pela explicação em slides de Grande Otelo na sala do Telecentro foi o estudante Anderson Luís da Silva Gomes Júnior, 10. Ele disse o ator foi fundamental na luta contra o preconceito ao negro no país.

“A vida toda ele superou seus problemas, onde ainda pequeno fugiu várias vezes onde morava, até ser adotado por uma família que trabalhava em shows. Grande Otelo foi tudo que se possa imaginar como artista. Ele foi importante, porque provou que os negros podiam fazer um bom trabalho, assim como qualquer outra pessoas”, comentou.

Dia da Conciência Negra na Esc. Mul. Dom Luiz Soares - Fotos Rodemarques Abreu (104)Programação

Na abertura da Semana da Consciência Negra, na última quarta-feira (17), a coordenação pedagógica trabalhou em sala de aula/Telecentro vídeos da internet, da TV Escola e sobre o programa A Cor da Cultura, além de pesquisas sobre a diversidade cultural, consciência negra e a trajetória do ator Grande Otelo como referência na cultua brasileira.

Nesta quinta-feira (18), os alunos preparam o material para a exposição de trabalhos nas salas temáticas e o ensaio em preparação para a hora cívica cultural. No encerramento, foi realizado a apresentação da coreografia “Boneca de piche”, do programa Mais Educação, premiação do Concurso de desenho, frases, poesia e do concurso de beleza africana. Nas salas temáticas, os alunos e educadores puderam mostrar o resultado do trabalho e pesquisa de Grande Otelo na TV, rádio, música, teatro e cinema.

Texto: Paulo Rogério
Foto: Cleomir Santos

Secretaria Municipal de Educação (Semed)
Assessoria de Comunicação
(92) 3632-2054