23/05/18 | 9:45
Escola de Educação Especial André Vidal realiza atividade adaptada para 500 alunos

Acontece até a próxima sexta-feira, 25/5, a 5ª edição dos  Jogos  Adaptados Internos da Escola Municipal de Educação Especial André Vidal de Araújo, que vai envolver cerca de 500 alunos, além de professores da unidade de ensino, pais e familiares.

A atividade esportiva adaptada reúne mais de 20 tipos de jogos criados e desenvolvidos  especialmente  para alunos com deficiência. Nesta edição, a ação apresentou a diversidade da região amazônica, trazendo traços da cultura e particularidades de 21 municípios do Amazonas, com o tema “Viva a Cultura Amazônica”.

“O principal objetivo da ação  é incluir os alunos em atividades esportivas diversificadas. Além disso, o evento tem o intuito de integrar  os pais e responsáveis em atividades da escola”, explicou gestor da escola Helivan Dantas.

Os jogos foram divididos em três grupos: piscina, tabuleiro e quadra. Entre os jogos há polo aquático, basquete, caça palavras, jogos de dama e dominó, futsal, futebol, tênis de mesa e pebolim.

Segunda a dona de casa Jocilda de Sousa, mãe de José Felipe de Sousa, de 18 anos, aluno da 1ª fase da EJA, os Jogos Adaptados são esperados com ansiedade pelo filho. “É bastante interessante, eu e meu filho adoramos. Ele, em especial,  gosta das atividades desenvolvidas na piscina”, disse.

A comerciante Ilza da Silva Lima, mãe de Adhailton Lima, de 14 anos e que tem Síndrome de Down, foi outra que fez questão de prestigiar a participação do seu filho na ação. “Vejo essa atividade como uma ótima forma dos alunos explorarem seus talentos e participarem de uma competição diferente, que respeita suas limitações”, destacou.

 

Texto: Emerson Santos

Fotos: Lton Santos

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)

Assessoria de Comunicação

(92) 3632-2054