Secretaria Municipal de Educação
Acessibilidade    Fale Conosco    Mapa do Site
Manaus, 27 de novembro de 2020
-->
28/03/19 | 18:15
Escola da Zona Norte recebe ação socioambiental da Prefeitura

O Projeto Minduzinho, da Prefeitura de Manaus, foi levado nesta quinta-feira, 28/3, para a Escola Municipal Darcy Ribeiro, no bairro Novo Aleixo, zona Norte de Manaus. A ação socioambiental foi realizada numa parceria entre as secretarias municipais de Educação (Semed) e de Infraestrutura (Seminf), com o objetivo de atender ao cronograma de ações inseridas no Trabalho Social, pertencente ao Projeto de Revitalização no Igarapé do Mindu.

O projeto é um conjunto de ações a serem desenvolvidas para conservar e preservar a Área de Preservação Permanente (APP) do Igarapé do Mindu. Para a escola Darcy Ribeiro foram apresentadas questões relativas ao descarte correto de materiais, tempo de decomposição e formas e benefícios de conservação, tudo de maneira lúdica. A ação contou ainda com a presença dos Garis da Alegria.

A escolha da unidade aconteceu por ela atender a crianças de 1º ao 5º ano do ensino fundamental e estar situada próxima à área onde ocorre a revitalização do igarapé.

De acordo com a assistente social da Unidade Executora do Programa de Infraestrutura Urbana e Ambiental de Manaus (UEP), da Seminf, Luana Farias, o intuito é trabalhar com as crianças das famílias beneficiadas pelo programa.

“Essa escola foi escolhida com o objetivo de ajudar as crianças e ensiná-las a preservar o meio ambiente e também a cuidar desse ambiente que a Prefeitura de Manaus está proporcionando para eles, que é a revitalização do passeio do Mindu. Nós estamos orgulhosos porque essa escola é muito organizada e os alunos são muito educados”, comentou.

A gestora da unidade, Raimunda Cunha, contou que a atividade foi realizada em uma semana que eles já estavam trabalhando questões relacionadas à preservação do meio ambiente e do meio escolar, bem como a importância do igarapé.

“Quando soubemos que íamos receber o evento, ficamos muito felizes porque já estávamos trabalhando a questão da organização, da conservação do ambiente escolar e da comunidade.  Colocando essas questões para as crianças e levando para os pais, acredito que surte um efeito maior. Esse projeto vindo para cá vem consolidar nossa ação”, pontuou a gestora.

Doação de mudas
No final da ação, os estudantes receberam mudas para plantar nos arredores da escola e do igarapé. As mudas foram doadas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentatbilidade (Semmas).

“A doação de mudas para a escola, no sentido de incentivar essa questão do plantio, é importante desde a mais tenra idade. Nós sabemos que esses fragmentos ambientais deixam muito a desejar no sentido de plantarmos mais mudas. Essas árvores vão fazer que haja conectividade para que os macacos sauim possam transitar, por exemplo. Também estamos com alguns informativos educativos que são o tempo que alguns resíduos demoram para decompor na natureza”, explicou o chefe da Divisão de Educação Ambiental da Semmas, Raimundo Araújo.

Alguns alunos da escola já dão o exemplo, como é o caso de Nathan Brito, do 5º ano. Ele conta que na casa dele, sua família já toma medidas para evitar o descarte de materiais no leito do igarapé. Ele também ressalta a importância dessa consciência.

“Muito importante preservar os igarapés porque são parte da nossa cidade e quando você suja o igarapé, está sujando a cidade também. Esse evento é sensacional e a ideia de coleta seletiva é muito boa. Lá em casa nós temos lixeiras onde colocamos tudo separado, papel, vidro, plástico”, concluiu.

Texto: Alexandre Abreu / Semed

Foto: Cleomir Santos / Semed

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)

Assessoria de Comunicação

(92) 3632-2054