Secretaria Municipal de Educação
Acessibilidade    Fale Conosco    Mapa do Site
Manaus, 24 de outubro de 2020
-->
08/04/19 | 15:22
Escola da zona Norte encerra semana da literatura com uma roda de conversa com escritores amazonenses

Na última semana, no período de 1º a 05 de Abril, a Escola Municipal Carmem Hagge Guimaraes, localizada na Rua Nossa Senhora das Graças, bairro colônia terra nova, zona Norte de Manaus, realizou a Semana da Literatura Amazonense com a temática: ‘Conversa com os escritores’. As atividades foram realizadas nos turnos da manhã e tarde e envolveram mais de 500 estudantes do 1º ao 5º do ensino fundamental. O objetivo do projeto foi aproximar as crianças dos livros, um benefício que levarão para a vida toda.

A escola realizou momentos aconchegantes em diferentes espaços educativos, como a biblioteca da unidade, que tem como patrono o escritor amazonense Elson Fárias. Coordenado pelo bibliotecário Jorge Pereira Junior e pelo pedagogo Raimundo Brilhante, autor do livro ‘Processo de aprendizagem das crianças por meio da música e elementos sonoros em espaços educativos’, a programação contou com muitos elementos culturais literários.

A semana da literatura amazonense é um momento valioso para que os alunos possam se aproximar um pouco mais da cultura através de livros, poesias, biografias, e músicas. A escola recebeu os ilustres escritores Raimundo Brilhante, Franciná Lira, Ana Peixoto, Raimundo Reis e Alessandro Saraiva, que participaram de rodas de conversas, inserindo nesse contexto músicas como o “Bicho papão dos bichos” e “Floresta”, bem como uma porção de histórias que os autores trouxeram para as crianças.

“Contamos histórias, lemos poemas, cantamos os poemas com acompanhamento musical do Raimundo Brilhante, fizemos teatro com textos dos livros, foi tudo muito divertido. Leitura lúdica é muito agradável. Ler com prazer faz bem e por isso é preciso motivar os alunos”, disse a poeta Ana Peixoto.

“O Amazonas tem sido um lugar de grandes talentos que estão emergindo, momentos assim trazem um retorno muito importante para o autor compreender como sua obra está chegando aos leitores”, completou a autora Franciná Lira.

Encerramento
O encerramento da programação foi marcado mais uma vez pela multiplicidade artística, como os poemas, encenação musical e coreografia. Esteve presente no fechamento a coordenadora das Bibliotecas municipais escolares, Loana Portela e a gerente pedagógica da Divisão Distrital Zona Norte (DDZ) de Manaus, Ticiane Pereira de Souza.

“A semana da literatura na Escola Municipal Carmem Guimaraes Hagge mostrou a importância de valorizarmos o contato do aluno com o escritor,  vimos alunos sedentos por conhecimento e essa troca faz toda diferença. A semente já foi lançada e em breve teremos grandes escritores. Parabéns a toda equipe escolar por nos proporcionar esse momento riquíssimo”, comentou Ticiane Pereira.

 

Texto: Jéssica Salomão
Fotos: Divulgação

Secretaria Municipal de Educação (Semed)
Assessoria de Comunicação
(92) 3632-2054