27/04/18 | 15:10
Escola da zona Leste recebe projeto Oca Vai à Escola

Os alunos da Escola Municipal Francisco Maia, localizada no bairro Jorge Teixeira, zona Leste de Manaus, tiveram uma manhã voltada para as questões do meio ambiente. A unidade recebeu, nesta sexta-feira, 27/4, o projeto Oca vai à Escola, coordenado pela Oca do Conhecimento da Secretaria Municipal de Educação (Semed), que tem o objetivo de levar a temática aos alunos da rede municipal de ensino.

Essa é a terceira escola que recebe a visita no ano de 2018. Foram ministradas palestras sobre arqueologia, saúde e Educação Ambiental, além de atividades lúdicas como lançamento de dardos e contação de histórias. Outro benefício que a escola recebeu foi a criação de uma horta vertical, em parceria com o Centro Universitário Luterano de Manaus (Ulbra).

Os pais dos estudantes também receberam atenção com a oficina de tiaras e laços. Para Joseane Duarte, 28, mãe dos alunos Caleb Viana, do 1º ano e Sidney Rafael do 2º ano, que está atualmente desempregada, essa foi uma excelente oportunidade de aprender algo que pode ajudar a completar a renda da família.

“Essa oficina que eu estou participando é muito boa e vai até me ajudar porque eu estou desempregada no momento e aprendendo esse artesanato eu vou conseguir um dinheiro extra”.

O assessor das coordenadorias das Ocas Ambientais, Ewerton Nascimento, acredita que com o projeto as crianças serão agentes multiplicadores dos ensinamentos.  “Com esse projeto também queremos que as crianças reproduzam em suas casas e comunidades as boas práticas, desenvolvendo a coleta seletiva em casa, preservação do meio ambiente e reutilização da água”.

Para a pedagoga da unidade, Suzy Anne Matos, falou sobre a ação. “É um conhecimento enriquecedor para eles, porque trabalha os temas que lidamos no dia a dia. Agora eles estão trabalhando na prática esses temas vistos em sala de aula, saindo do papel passivo para o ativo na construção do conhecimento. Eles estão amando, por exemplo, a biblioteca itinerante”, finaliza.

 

Texto: Alexandre Abreu

Fotos: Cleomir Santos

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)

Assessoria de Comunicação

(92) 3632-2054