04/12/14 | 9:52
Escola da rede municipal participará de Encontro Nacional sobre educação no trânsito

O  Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Paulo Herban Jacob, na Colônia Terra Nova, zona Norte, participará do IV Encontro Nacional do Programa Educação Viária é Vital, no próximo dia 12 de dezembro em São Paulo (SP). Organizado pela Fundação Mapfre, o evento conta com a participação de representantes de diferentes lugares do país.

O Programa Educação Viária é Vital busca envolver os alunos na observação, análise e crítica das condições de circulação viária dentro da escola, na comunidade do entorno e na cidade; promover ações solidárias, participativas e responsáveis entre os alunos envolvidos, que incentivem a circulação segura e harmoniosa dentre e fora da escola, além de favorecer a adoção de hábitos e atitudes seguras e solidárias na circulação dos estudantes em diferentes espaços. A escola participará do Encontro com o projeto “Educando para a vida, educando para o trânsito”.

Com o objetivo de construir valores éticos e morais sobre a circulação e respeito ao espaço escolar com relação ao trânsito, o Cmei Paulo Herban Jacob envolveu 334 crianças da escola, com apoio pedagógico de 13 professores, no período de 3 a 6 de novembro.

Segundo a coordenadora do projeto, professora Marcya Gabryelle Freitas Santos, foram feitas ações com músicas sobre trânsito, usando material do Programa de Ensino Sistematizado das Ciências (Pesc). Foram trabalhadas as cores de sinalização, meios de transporte, importância da travessia na faixa, entre outras orientações e informações.

“As crianças participaram efetivamente de um projeto que tentamos resumir em algumas atividades. Eles participaram com atividades práticas, de conversas de roda com música, utilizando várias linguagens. Esse projeto veio para mostrar que aprendemos desde pequenos os valores e podemos levar para o futuro. É importante que eles aprendam agora para serem bons condutores lá na frente”, completou.

O assessor ambiental e para o trânsito da Semed, André Soledade, que vai acompanhar a professora da escola na capital paulista, disse que é gratificante ter uma escola do município apresentando essa temática em um encontro nacional.

“É uma alegria para a Semed receber esse reconhecimento nacional. O Cmei está de parabéns porque trabalhou a temática de educação para o trânsito e agora terá a chance de ir para São Paulo mostrar o trabalho desempenhado pelo município. A educação para o trânsito é transversal, ou seja, toda rede precisa desenvolver com a comunidade escolar, de acordo com as realidades encontradas”, disse.

O trabalho feito com as crianças do Cmei Paulo Herban Jacob foi feito em sete momentos: reconhecimento e observação do espaço da sala de referência e escolar; conhecendo e aprendendo valores sobre educação viária; aprendendo sobre o trânsito a partir das linguagens matemática; escrita, oral e visual; Aprendendo as regras do trânsito; Sinalizando o espaço escolar e observando a importância do espaço escolar sinalizado.

A Fundação Mapfre tem como um de seus objetivos contribuir com a formação do cidadão, disseminando valores e cultura para a sociedade como um todo, apostando em iniciativas inovadoras.

 

TEXTO: Paulo Rogério Veiga

FOTOS: Lton Santos