10/08/22 | 16:53
Escola da Prefeitura de Manaus realiza a 6ª Semana da Literatura Amazonense

Com o objetivo de conhecer o desenvolvimento literário, linguístico e cultural de alguns municípios do Amazonas, a escola municipal Doutor Raymundo Nonato de Magalhães Cordeiro, da Prefeitura de Manaus, localizada na zona Norte, iniciou, nesta quarta-feira, 10/8, a 6ª Semana da Literatura Amazonense, com o tema “Literatura e cultura de alguns municípios do estado do Amazonas”. A programação envolve os 1,2 mil alunos do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental e da Educação de Jovens e Adultos (EJA), nos três turnos da unidade de ensino.

Na programação, os alunos, educadores e convidados vão acompanhar a apresentação dos municípios do Amazonas tais como Borba, Rio Preto da Eva, Parintins, Coari, Presidente Figueiredo, Codajás, Tefé, Anori, Nova Olinda, entre outros, além de uma palestra e a presença de escritores da Academia de Arte e Cultura do Amazonas (Alaca) e da Academia de Letras, Ciências e Cultura da Amazônia (Alcama).

A coordenadora do evento na escola, a professora de língua portuguesa, literatura e produção de texto, Francisca Passos, que também faz parte da Alaca e da Alcama, destacou a importância da semana para os alunos da escola sobre a temática.

“A importância é levar o aluno a estudar, conhecer os escritores e a imponência da literatura amazonense para todo o estado do Amazonas. Eu trabalho com alunos, a escrita, poesia, para que o ele se sinta bem e conheça tudo que já aconteceu durante esses seis anos na escola. Para mim, é de fundamental importância como escritora e professora trazer os meus colegas para conhecer o meu projeto na escola”, completou.

Com dois poemas escritos: “Saudades” e “Mundo”, o aluno do 9º ano matutino, João Vitor, 15 anos, em sua terceira vez consecutiva, na semana na escola, participou de teatro, dança e leitura. Para ele, a semana é um momento de muito aprendizado e fator motivacional.

“Essa semana é para a gente aprender sobre os escritores, sobre as histórias e a gente ter uma ideia de como eles chegaram, e hoje estão com suas conquistas. Temos que aprender para ficar igual ou até melhor, onde tudo isso me espelha muito, porque eu quero ser escritor”, disse.

Para o presidente da Alaca, Rômulo Sena, esta é uma oportunidade muito grande para a entidade recém-inaugurada no início deste mês, pois é um momento para divulgar a instituição com seus 120 escritores, além de fazer parte da programação.

“Nós temos um grande objetivo de agregar valores e buscar todos os pensadores, porque todos nós somos escritores. A Alaca foi criada no dia 3 de agosto e nós estamos indo para as escolas, cidades e municípios para reconhecer novos talentos e novos escritores. O grande objetivo de estarmos nesta escola na zona Leste foi empossar a professora Francisca Passos, como membro da nossa academia, mas também reconhecer novos escritores estudantes”, disse.

Semana

A Semana da Literatura Amazonense é um projeto interdisciplinar criado em 2015 pelo corpo docente da escola municipal Raymundo Nonato de Magalhães Cordeiro. As atividades são realizadas com os alunos de 6º e 9º ano, do turno matutino, onde apresentam nos dias da culminância, suas pesquisas sobre o tema proposto e as apresentam por meio do teatro, música, produção de poesias, cartazes, dentre outras atividades.

— — —

Texto – Paulo Rogério / Semed

Foto – Cleomir Santos / Semed