25/05/16 | 15:20
Escola Antônio Matias Fernandes aborda palestra sobre violência sexual e DSTs

IMG-20160525-WA0011Em comemoração à Semana de Enfrentamento ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, a Escola Municipal Antônio Matias Fernandes, no bairro da União, zona Centro-Sul, realizou, na manhã desta quarta-feira, 25, a palestra “Violência sexual e doenças sexualmente transmissíveis”. A programação envolveu cerca de 200 alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental dos dois turnos da escola. O evento é resultado da parceria com os acadêmicos do curso de Enfermagem da Uninilton Lins e a Unidade Básica de Saúde (UBS) Telmário Pinto, localizada no bairro da União.

IMG-20160525-WA0006“Nós buscamos trabalhar nesse mês, o Plano Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual Infanto-Juvenil, para que os alunos tenham um alerta de que o jovem e a criança estão muito vulneráveis a essa violência velada. Todos os dias a mídia mostra os casos de violência, mas todos precisam entender que faz parte do cotidiano, porém, precisam avisar os pais, responsáveis e autoridades. Nosso objetivo maior é criar nos alunos uma visão mais ampla sobre esse assunto, pois sabemos que trabalhar com a educação sexual é um tabu e muitos pais em casa tem vergonha. A escola procura contribuir com essa temática na realização desse evento”, destacou o diretor da escola, Rodrigo Froes.

O aluno do 6º ano matutino, Edilson Maximiniano Dantas Neves, 13, disse que a palestra foi ótima, apesar de já ter um conhecimento do assunto, que é tratado em casa com seus pais.

“Aprendi que preciso ter muito cuidado, principalmente sobre o HIV e que a proteção é muito importante nos dias de hoje. Já sabia sobre esse assunto, mas claro, a palestra me passou mais informação. Converso com meus avós e pais, porque eles se preocupam muito com esse tema. Por isso, tenho uma noção de como me prevenir e lidar se acontecer uma situação assim”, salientou.

 

Texto: Paulo Rogério

Foto: Divulgação Escola Antônio Matias Fernandes

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)
Assessoria de Comunicação
(92) 3632-2054