17/09/19 | 16:11
Equipe técnica da Semed visita prédio onde funciona Escola Francisca Pereira

Uma equipe técnica da Secretaria Municipal de Educação (Semed),visitou na manhã desta terça-feira, 17/9, o prédio onde funciona a Escola Municipal Francisca Pereira de Araújo, localizada no bairro Parque das Nações, zona Norte de Manaus. A unidade mudou de local em 2018, o espaço passou a atender aproximadamente 1,2 mil alunos com 14 turmas e uma quadra esportiva, utilizada para as atividades físicas e reuniões com pais e responsáveis.

As salas de aulas e administrativas são identificadas com palavras motivadoras como: amor, gratidão, entusiasta, paciência, pensadores, tolerância, entre outros. A Escola é a primeira no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) nos anos finais (6º ao 9º) com 6,5.

De acordo com o gestor da unidade, Genivaldo Lacerda, a mudança trouxe melhoria para os alunos e professores e isso ajuda no desempenho de todos.

“Este prédio é um sonho realizado para todos e principalmente para os alunos, que este ano, pela primeira vez, participaram das Municipíadas da Semed. Antes não tinham quadra para treinar e ainda alcançaram o 6º lugar. Nossos alunos ficam praticamente o dia todo na escola, porque no contraturno tem o reforço escolar e agora temos mais espaço para desenvolver essas atividades”, disse o gestor.

A secretária da Semed, Kátia Schweickardt, destacou que a liderança qualificada do gestor faz toda a diferença no trabalho realizado no chão das escolas. Ela ressaltou, ainda, que o envolvimento de toda equipe da unidade de ensino teve como consequência a elevação dos resultados educacionais da escola, que alcançou o primeiro lugar, dos Anos Finais, no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) ainda em um prédio com infraestrutura inferior. “Na medida em que a Semed conseguiu deslocar a escola para um prédio melhor, com uma quadra e com todos as áreas pedagógicas e administrativas, a gestão conseguiu melhorar ainda mais o trabalho feito com os alunos de 6° ao 9° ano. Todos sabemos que é um desafio diário motivar os adolescentes, fazê-los entender o que significa um ambiente harmonioso para a produção do conhecimento e para a formação de bons cidadãos. Conseguiram isso no Francisca Pereira. Achei a escola impressionantemente organizada, os alunos muito disciplinados e todos muito motivados. Há um clima de alegria, de muita felicidade na unidade, os espaços todos ocupados, biblioteca organizada com professores estudando e trabalhando no local, telecentro com alunos em aula, fiquei muito encantada e orgulhosa de estarmos podendo desenvolver esse trabalho para os nossos adolescentes em Manaus”.

Texto: Érica Marinho
Fotos: Eliton Santos

Secretaria Municipal de Educação (Semed)
Assessoria de Comunicação
(92) 3632-2054