04/05/17 | 11:14
Equipe de robótica de escola municipal fará curso de inglês intensivo por meio de parceria firmada com Icbeu

Robotica no ICBEU. Fotos Cleomir Santos (15)Uma parceria entre o Instituto Cultural Brasil Estados Unidos (Icbeu) e Secretaria Municipal de Educação (Semed) proporcionou um curso gratuito intensivo de inglês para alunos e técnicos da equipe de robótica da Escola Municipal Jorge Resende Sobrinho. Os seis representantes da rede municipal de ensino foram classificados para a etapa internacional do Torneio de Robótica First Lego League (FLL) Open European Championship 2017, que acontece no fim do mês na Dinamarca.

Na noite desta quarta-feira, 3/5, aconteceu a aula inaugural, no auditório do Icbeu, localizado na Avenida Joaquim Nabuco, Centro de Manaus. A solenidade reuniu os cursistas, o presidente do Icbeu, Luiz Fabian Barbosa, e a secretária municipal de Educação (Semed), Kátia  Schweickardt.

A escola é a única municipal do Brasil a participar da etapa interacional do torneio, que reúne  jovens de mais de 90 escolas públicas e privadas de todo mundo. De acordo com a titular da pasta da Semed, Kátia  Schweickardt,  a conquista da Escola Jorge Resende representa um marco na história da secretaria e é reflexo do resultado do trabalho pedagógico que está sendo realizado nas unidades de ensino do município.

“A ida desta equipe pode parecer uma coisa pequena no universo de 240 mil alunos atendidos pela secretaria, mas representa muito para gente porque é uma conquista inédita. É uma escola municipal de Manaus que representará o Brasil em uma etapa internacional. Com isso, vemos a consolidação de um projeto muito vigoroso, no momento em que a crise econômica está acirrada no país, quando os nossos os índices educacionais começam melhorar e a gente investe naquilo que de fato é a nossa razão de existir, que é fazer educação básica de qualidade”, destacou a secretaria, acrescentando ainda que a parceria ampliará a participação da sociedade em cursos livres, e outras línguas maternas.

Robotica no ICBEU. Fotos Cleomir Santos (40)O Icbeu está instalado em Manaus desde 1956 e é uma instituição sem fins lucrativos. Isso que dizer que está na cidade há mais de 60 anos e que prática filantropia é comum na empresa reconhecida pela Embaixada Americana como Centro Binacional (BNC). Na solenidade, o presidente do Instituto, Luiz Fabian Barbosa,  destacou que participação da iniciativa privada na administração pública é extremamente importante na transformação da sociedade e no fomento de projetos que envolvam  crianças e adolescentes de escolas públicas.

“É interessante mencionar sobre a pouca participação da iniciativa privada  em projetos vinculados ao poder púbico. E isso se torna cada vez mais importante para o nosso país,  dado a situação de crise que  o Brasil se encontra. Então,  é preciso  que haja o engajamento da iniciativa privada neste e, em outros projetos da administração pública, porque é dever, também,  do empresariado zelar por uma cidade melhor e lutar por um futuro promissor para as crianças e adolescentes,  porque um futuro melhor para  nossas crianças representa um futuro melhor para os nossos negócios”, destacou.

As aulas de língua inglesa serão ministradas aos sábados, das 8h às 13h, e às terças-feiras e quartas-feiras, das 18h30 às 20h30, durante o mês de maio e serão voltadas especificamente para a apresentação dos estudantes durante a competição. A ideia é que a partir curso os adolescentes aprendam o necessário para terem o mínimo de dificuldades em se comunicar e possam aproveitar a experiência no exterior.  O método será de fácil compreensão e de entendimento.  Ao longo das aulas, os alunos aprenderão cerca de 200 palavras em inglês, além de assuntos que estejam atrelados a apresentação do robô que será exposto no torneio.

A equipe de robótica da Escola Municipal Jorge de Resende Sobrinho, localizada na zona Leste de Manaus, é composta pelos alunos Daniel Ribeiro, 15, Robotica no ICBEU. Fotos Cleomir Santos (35)Laís Sampaio, 15, Pedro dos Santos Oliveira, 15, Sâmila Magalhães, 14, Thiago Michiles, 15, juntamente com a professora Grasielle Souza, e o diretor Oswaldo Fernandes, que compõe a Equipe Invictus.

A escola será avaliada em três categorias. Para o aluno Thiago Michiles, as aulas de inglês darão condições para a equipe competir.

“O curso vai ser importantíssimo e decisivo nesta etapa, porque a partir dele vamos adquirir conhecimento para enfrentar e para estar no mesmo patamar de outras instituições do Brasil e do mundo”, afirmou.

Para Laís Sampaio, de 15 anos, o curso de idiomas representa um recomeço, pois ela havia parado de estudar inglês em um curso que estava matriculada, porque os pais não tinham condições financeiras para o custear.

“Este curso representa um recomeço para mim,  porque vou dar seguimento ao estudo de inglês que adoro”, frisou

Torneio

O Torneio de Robótica First Lego League é voltado para crianças de 9 a 16 anos e tem o objetivo de despertar nos alunos de unidades de ensino do Brasil o interesse por temas como ciência e tecnologia, dentro do ambiente escolar. Além disso, a competição desafia os estudantes a investigar problemas e buscar soluções inovadoras para situações da vida real, bem como programar robôs com a tecnologia “Lego® Mindstorms®” para cumprir as missões da mesa de competições em 2 minutos e 30 segundos.

Texto: Emerson Felipe

Fotos: Cleomir Santos/ Semed

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)
Assessoria de Comunicação
(92) 3632-2054