18/09/19 | 11:54
Equipe de liderança das Creches Municipais participam da segunda oficina da APPI

A equipe de liderança de creches municipais, composta pelo gestor, pedagogo e um professor de referência, participou na manhã desta quarta-feira, 18/9, da segunda oficina de Liderança Pedagógicas do Programa Avançado de Implementação de Políticas Públicas (APPI) da Secretaria Municipal de Educação (Semed). Nesta fase, o tema do encontro é ‘Parentalidade: investir em adultos potencializa o desenvolvimento integral da criança’. O encontro foi realizado na biblioteca da Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério (DDPM), na avenida Maceió, Parque 10 de Novembro, zona Centro-Sul de Manaus.

 A oficina tem o objetivo de alinhar um conceito de desenvolvimento integral da criança e parentalidade, esclarecer como a família é um fator importante no desenvolvimento infantil, assim como ampliar os referenciais teóricos e científicos da parentalidade que potencializam.

“Este é um momento em que as lideranças das creches participam da formação, justamente para desdobrar as ações do projeto com as equipes de referência que levarão todas as informações para as unidades”, comentou Adriana Guimas, membro da equipe de Governança do APPI.

Os educadores começaram a oficina com combinados de regras e logo após formaram grupos que foram divididos por estações de trabalho com os temas: adultos e a interação positiva; parentalidade; a experiência e arquitetura cerebral; desenvolvimento integral e estresse tóxico e desenvolvimento. Uma das primeiras atividades foi mostrar um objeto da infância que representasse o adulto que seria.

Para a gerente de Creche da Semed, Wissilene Brandão, as atividades vão de acordo com o tema proposto, o que faz com que o educador relembre o que viveu no passado e se perceba como um adulto de referência na vida das crianças. “Resgatar a memória dos professores é uma atividade que envolve o tema da oficina e essa memória geralmente está em um objeto. O adulto de hoje traz referência da infância e isso diz muito sobre o profissional e como ele trata as dificuldades das crianças”, explicou Wissilene.

A rede municipal possui atualmente 19 creches municipais, quatro conveniadas, que atendem mais de 4,8 mil crianças de 1 a 3 anos e que desenvolvem ações junto aos funcionários das unidades, pai e responsáveis.

De acordo com a diretora da Creche Municipal Professora Edith Monteiro Porto, na comunidade Osvaldo Frota, Nova Cidade, zona Norte da cidade, Sandra Sampaio, as atividades desenvolvidas nos encontros já surtem efeito nas unidades.

“Toda a comunidade escolar se envolve nas ações e se enxerga como um educador em potencial, que vai dos serviços gerais, cozinheira ao pedagogo. Acreditamos que todos que fazem parte de uma unidade de ensino são referência de educação”, afirmou Sandra.

Texto: Érica Marinho
Fotos: Érica Marinho/ Semed

Assessoria de Comunicação
Secretaria Municipal de Educação (Semed)
(92) 3632-2054