08/06/15 | 7:57
Encontro reúne gestores do ensino noturno

Com o tema “Avaliação do Desempenho do Estudante (ADE)”, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) realizou, na noite desta quarta-feira, 3, a 8ª edição do Encontro de Diretores do Ensino Noturno (Eden). A atividade reuniu 84 gestores da rede municipal de ensino para reflexão sobre as estratégias adotadas e perspectivas da avaliação nacional para Educação de Jovens e Adultos (EJA).

O evento aconteceu na  Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério (DDPM), localizado no conjunto Vila Amazonas, bairro Parque 10 de Novembro, zona Centro-Sul, e foi promovida pela Gerência de Educação de Jovens e Adultos (GEJA) da secretaria.

De acordo com o gerente da GEJA, Mauro Brito, o encontro acontece desde 2012 para tratar com os gestores sobre o desenvolvimento e o acompanhamento de ações pedagógicas para os alunos que estudam no período noturno.

“Este encontro é para o gestor refletir sobre as práticas pedagógicas utilizadas no ensino noturno, para que entendam a importância da sua presença no ambiente escolar e também para sensibilizarmos acerca do abandono, das medidas e  intervenções que eles devem fazer antes do aluno reprovar ou evadir”, salientou Brito, ao destacar, ainda, que os gestores devem trabalhar sempre de forma integrada com os professores e pedagogos.

Na ocasião, houve apresentações de rendimentos do último bimestre de 2015, elaboração de estratégias  e discussão sobre o  ensino noturno.  Foi apresentado também o desempenho dos alunos de todas as Divisões Distritais Zonais.

Após a avaliação, foi constatado que a secretaria deve implementar algumas estratégias para aumentar o índice de aprovação e diminuir os índices de evasão, especialmente, no 2ª segmento do EJA, que corresponde ao 8º e 9º ano do Ensino Fundamental, no ensino noturno.

Quanto aos desafios, a subsecretária de Gestão Escolar da Semed, Euzeni Trajano, destacou que a secretaria está trabalhando para diminuir os índices de evasão e aumentar a aprovação deste segmento.

“Vários estudos já foram realizados para que possamos encontrar caminhos para superar a questão do abandono e a reprovação no noturno. Atualmente, a secretaria está tentando mudar este quadro  oferecendo formações para os gestores e professores do ensino noturno, trabalhando de forma coletiva. Ou seja, envolvendo as DDZs, o Cemasp, a própria GEJA e a DDPM para fortalecermos o trabalho pedagógico da educação neste horário e mudar os índices atuais”, destacou.

Destaques da noite

Normalmente a cada edição do Eden  são entregues premiações às escolas que alcançaram autos índices de aprovação. Nesta edição, as contempladas foram as escolas  municipais: Etelvina Pereira Braga, da DDZ V; Indígena Kunya Taputira; João Alfredo,  da zona Oeste; e Plínio Ramos Coelho, da DDZ VI, ambas correspondente ao 1º segmento do 6º e 7º ano do Ensino Fundamental. Na modalidade do 2º segmento, as unidades premiadas foram as escolas municipais: Carlos Gomes, da zona Oeste; Anastácio Assunção, da DDZ I; e Rui Barbosa, da DDZ V.

A grande homenageada da noite foi a Escola Municipal Carlos Gomes que teve 100% de alunos do 2º segmento aprovados no ano passado. O gestor da unidade, Zacarias dos Santos, explicou como a escola conseguiu o feito.

“Nós procuramos, diariamente, motivar e incentivar nossos alunos com diversas ações pedagógicas diferenciadas. Quando percebíamos que determinado aluno estava evadindo ou demonstrava que estava desmotivado, íamos a sua casa perguntar o porquê de estar faltando ou ligávamos  para saber o motivo da desistência ou mau rendimento. Com estas práticas e com o trabalho direcionado, conseguimos a permanência deste aluno e um rendimento positivo”, explicou.

Outra instituição homenageada foi a Escola Rui Barbosa, localizada no bairro Armando Mendes, zona Leste, que trabalha atualmente com 240 alunos do 1º e 2º segmento do EJA. A unidade recebeu medalha e troféu por ter alcançando 78,18% do nível de aprovação com os alunos do 2º segmento. O gestor da unidade, Luís Guedes, ressaltou que esta conquista se deu ao trabalho de toda equipe de docentes. “Além das conversas particulares com cada aluno, o desporto e o lazer foram trabalhados com eles (os estudantes) para alcançarmos as metas”.

 

Texto: Emerson Felipe

Foto: Cleomir Santos

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)

Assessoria de Comunicação

(92) 3632-2054