24/09/15 | 16:10
Encontro reúne conselhos municipais de educação

VI Encontro Estadualo da UNCNE - Am - Fotos Rodemarques Abreu (2)Representantes de educação de diversos municípios participaram, nesta quinta-feira, 24, do 6º Encontro Estadual dos Conselheiros Municipais de Educação do Amazonas (UNCME/AM), que aconteceu no auditório da Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério (DDPM), da Secretaria Municipal de Educação (Semed), na zona Centro-Sul. No encontro, discutiu-se a implementação dos Planos Municipais de Educação (PME).

O encontro teve como tema ‘A Educação Infantil no Contexto dos Planos Municipais de Educação: Desafios e Perspectivas’, reunindo além dos conselheiros, representantes da Semed, do Ministério Público do Estado do Amazonas (MPE-AM) da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e da Comissão de Educação da Câmara Municipal de Manaus (CMM).

VI Encontro Estadualo da UNCNE - Am - Fotos Rodemarques Abreu (3)De acordo com a subsecretária de Gestão Educacional da Semed, Euzeni Trajano, o evento foi um momento de reflexão para que a educação seja melhor trabalhada no Estado. Ela informou, ainda, que o encontro trouxe a discussão e o acompanhamento dos planos municipais de educação voltados ao tema da educação infantil.

“É preciso que se discuta com os conselheiros, pois eles fazem os acompanhamentos das metas e esse é um momento de fazermos algumas reflexões para participarmos com melhor qualidade teórica dos processos que se referem à educação a nível nacional”, informou.

De vinte e cinco municípios inscritos para o encontro, cinco não compareceram. Estiveram presentes representantes de Amaturá, Anori, Atalaia do Norte, Autazes, Boca do Acre, Benjamim Constant, Careiro da Várzea, Coari, Iranduba, Lábrea, Maués, Manacapuru, Manaus, Pauini, Presidente Figueiredo, Rio Preto da Eva, Tapauá, Tefé, Tonantins e Urucará.

VI Encontro Estadualo da UNCNE - Am - Fotos Rodemarques Abreu (5)Segundo a coordenadora estadual da Uncme/AM, Elaine Ramos, a troca de experiências durante o evento ajudará os conselheiros a retornarem a seus municípios de trabalho com mais conhecimento.

“O 6º Encontro da Uncme visa formar os conselheiros, pois temos o objetivo de fiscalizar o cumprimento das metas do PME e achamos por bem discutir esse tema da educação infantil para que os conselheiros saiam com um conhecimento a mais para lidarem com a realidade de seus municípios”, destacou.

O conselheiro educacional do município de Autazes, Alcinei Neto, destacou como enriquecedoras as experiências trocadas nos encontros.

“Conseguimos trocar com outros conselheiros experiências sobre como fazer o bem para a educação de acordo com a realidade em cada município. Em Autazes temos contribuído bastante com a criação do Sistema Municipal de Educação e com o fortalecimento do conselho de lá”, relatou.

O encontro contou ainda com palestras da professora doutora Michelle de Freitas Bissoli e do professor doutor Roberto Sanches Murabac Sobrinho.

Texto: João Pedro Figueiredo
Fotos: Rodemarques Abreu

Secretaria Municipal de Educação (Semed)
Assessoria de Comunicação
(92) 3632-2054