14/09/15 | 14:09
Encontro pedagógico instrui acerca do PDDE Interativo

Encontro Pedagógico. Aud. Semed. Fotos Cleomir (8)A direção da Divisão de Apoio a Gestão Escolar (Dage), da Secretaria Municipal de Educação (Semed), se reuniu na manhã desta segunda-feira, 14, com o conselho escolar das unidades de ensino da prefeitura para instruir acerca da importância do uso da ferramenta de gestão do PDDE Interativo. A ferramenta auxilia o trabalho dos gestores traçando um rio-x das escolas do ponto de vista pedagógico, administrativo, financeiro e de infraestrutura, mas os formulários contidos na plataforma precisam ser preenchidos de maneira correta para que haja êxito no processo.

De acordo com a chefe da Dage, Jussara Marques, durante a avaliação dos formulários foram encontradas inconformidades e, por isso, os conselhos gestores foram convocados para participarem do treinamento de como utilizar a ferramenta.

Encontro Pedagógico. Aud. Semed. Fotos Cleomir (11)“Nós temos 501 escolas que têm essa ferramenta de apoio a gestão. Ela propicia que o gestor tenha um melhor posicionamento, já que elenca os pontos críticos da escola. Mas, o gestor precisa responder o questionário fidedignamente. Não adianta mascarar um dado e não conseguir corrigir aquela lacuna que ainda existe dentro da unidade de ensino. Essa ferramenta bem utilizada, serve de alavanca na melhoria da gestão”, explica.

A diretora da Escola Municipal Vicente de Paula, localizada no Japiinlândia, zona Sul, Maria Santana da Silva, acredita que as informações contidas na plataforma de gestão são uma ferramenta de auxílio das atividades diárias do gestor e, por este motivo, devem ser informadas corretamente. Para ela, o evento serviu para tirar dúvidas.

Encontro Pedagógico. Aud. Semed. Fotos Cleomir (5)“O PDDE apresenta todo o diagnóstico da escola e esse momento foi importante para esclarecer e tirar as dúvidas dos gestores que ainda estão preenchendo o formulário. O PDDE Interativo ajuda a gente a ter essas informações e estar, na verdade, conscientes das dificuldades que temos e apresenta-las à Semed para poder ser feito um plano de ação em cima do diagnóstico, principalmente, na infraestrutura”, observou.

Membro do comitê de gestão da EMEF Adelaide Tavares, no Adrianópolis, zona Centro-Sul, Márcia Grana Contiero, que participou da reunião, avaliou a importância da ferramenta.

“Porque dá uma visão do todo da escola, do funcionamento, os pontos que precisam melhorar, onde está bom. Então, isso serve como um diagnóstico da escola e é bem válido por causa disso. Esse evento é interessante, principalmente, para quem tem dúvidas para preencher o PDDE Interativo, porque é bem complexo”, observou.

Texto: Thiago Botelho
Fotos: Cleomir Santos

Secretaria Municipal de Educação (Semed)
Assessoria de Comunicação
(92) 3632-2054