08/06/17 | 13:04
Encontro Formativo da Educação Integral encerra com roda de conversa

A roda de conversa com os professores e gestores das seis unidades educacionais do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental que integram a Educação Integral, da Secretaria Municipal de Educação (Semed), marcou o encerramento da programação do Encontro Formativo, com tema “Proposta de educação com sentido para a vida”. As atividades iniciaram na terça-feira (6/6), com a palestra de Anne Penido, sobre “Educação que faz sentido para Jovens e Adolescentes”.

Atualmente, a Educação Integral está presente em seis unidades escolares da rede, que trabalham com os Anos Iniciais (1° ao 5° anos) e Educação Infantil. Nesse sentido, a Semed promove a Política Pública de Educação Integral em cumprimento a meta 6 do Plano Municipal de Educação (PME) e com o foco no desenvolvimento de habilidades e competências adequadas às transformações sociais.

Para diretora da Fundação SM, Maria do Pilar Lacerda, que tem auxiliado a rede municipal de Manaus na implantação e acompanhamento das escolas de educação integral da Semed, a roda de conversa é fundamental para que todos possam interagir sobre o trabalho realizado dentro das unidades de ensino.

“Os educadores vão refletir sobre o trabalho deles, pois é um processo, uma construção em que a pessoa tem o tempo inteiro para parar e pensar, sobre o que está fazendo e pode fazer melhor, mas a marca de tudo é o trabalho coletivo”, explicou.

Uma das coordenadoras do Grupo de Trabalho (GT) da Educação Integral da Semed, Alina Leão Medeiros, explicou que o encontro com os educadores das escolas municipais, que fazem parte do programa, é um momento de avaliação do trabalho.

“Esse momento é valioso demais, é uma reflexão do nosso fazer, do trabalho que é realizado nas escolas de Educação Integral, sendo fortalecida e consolidada. É uma proposta de atitudes, procedimentos, metodologias que sustentam o movimento que está em pauta pela Semed”, finalizou.

Reflexão

O Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Hermann Gmeiner, localizada na Alvorada, zona Oeste, é uma das unidades de ensino, que participa da Educação Integral. Para professora Paula Vasconcelos Pereira, a troca de experiência é fundamental para o trabalho com os seus 302 alunos do 1º e 2º períodos da escola.

“Estamos buscando transformar uma sociedade, sermos uma escola transformadora não só para o Estado do Amazonas, mas queremos ser referência, assim como algumas escolas de outros estados”, disse.

A diretora Lucia Cristina Cortez, da Escola Municipal Waldir Garcia, bairro São Geraldo, foi uma das participantes do encontro. Para educadora, é fundamental esse momento para refletir e analisar para uma melhoria do processo de ensino e aprendizagem.

“Nós interagimos com todas as escolas, pois sempre tem algo para acrescentar, falar e aprender. A professora Maria Pilar vem exatamente fomentar essa discussão, mostrar que precisamos estar nessa rede, colaborar uma com outra escola no trabalhar coletivo e de forma colaborativa”, citou.

 

Texto: Paulo Rogério Veiga

Fotos: Cleomir Santos/ Semed

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)
Assessoria de Comunicação
(92) 3632-2054