18/06/18 | 18:16
Encontro de professores de Língua Portuguesa promove socialização de experiências exitosas

Com o tema “Livro, Leitura e Literatura” a Secretaria Municipal de Educação (Semed) realizou, na tarde desta segunda-feira, 18/6, no auditório do órgão, o Encontro de Professores de Língua Portuguesa, reunindo cerca de 250 educadores da disciplina, bibliotecários e assessores pedagógicos da secretaria. O encontro, que faz parte das ações do Programa Viajando na Leitura da rede municipal de ensino, contou também com a participação de representantes da Rede Educare  e da empresa 3M.

O encontro buscou a socialização de ações e projetos pedagógicos voltados ao incentivo da leitura, que estão dando certo em unidades da rede municipal e, também, em comunidades vulneráveis do Rio de Janeiro, por meio de palestra e de relatos  de experiências dos profissionais da Semed.

A secretária municipal de Educação, Kátia Schweickardt, acompanhada da subsecretária de Gestão Educacional, Euzeni Trajano,  chefes e gerentes da Semed, que, na oportunidade, agradeceu a rede Educare e empresa 3M pela parceria firmada, que proporcionou a entrega de sete bibliotecas móveis para unidades de ensino do município.

A secretária destacou, ainda, a importância do contato com livros desde a infância é fundamental para a vida adulta do indivíduo. “A leitura é uma coisa tão especial, porque abre os horizontes, melhora a forma de ver o mundo, o vocabulário e,  mais do que isso, melhora a nossa responsabilidade com o mundo. Porque,  por meio da leitura, passarmos a enxergar o outro.

Experiências      

Durante o encontro, foram apresentados projetos e ações de algumas unidades da rede, como a Escola Municipal Aribaldina de Lima Brito, que contou  os avanços na aprendizagem e o aumento de  interesse dos alunos pela leitura, após receber uma biblioteca móvel, por meio de parceria com a empresa 3M.  A escola apresentou também o projeto “Pequenos Escritores”, desenvolvido há dois anos, com 820 alunos do 1º ao 9º ano.

Outra unidade convidada a expor seu trabalho pedagógico foi a Escola Municipal Antônio Matias. Representantes da unidade apresentaram o projeto “Encantar-te”, realizado pela escola há 10 anos e que trabalha com alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental atividades voltadas à arte, dança, teatro e musica. Além disso, a escola demostrou os impactos positivos alcançados com o projeto.

Em palestra, a representante do Grupo de Trabalho do Plano Municipal do Livro, Leitura e Bibliotecas do Rio de Janeiro, Kely Louzada, destacou a importância da biblioteca no ambiente escolar. “O lugar que respira livro faz com que a pessoa crie argumentos, tenha vontade de prosperar na vida, pense em projetos futuros e se expresse melhor. A literatura traz a oportunidade de  mudança e transformação na vida das pessoas”, disse Kely no decorrer da palestra.

Bibliotecas móveis

As Escolas Municipais Dalvina Silva de Oliveira e Maria Leide Amorim receberão o projeto casinha de livros. Com a entrega, mais de 1.700 alunos serão contemplados com uma biblioteca móvel, que conta com o acervo de 500 livros, mesas, cadeiras, fantoches e outros materiais pedagógicos. A coordenadora do Viajando na Leitura, Madalena Moleiro, destacou que o projeto oportuniza um leque de possibilidades para os professores cultivarem atividades de estimulo a leitura.

“Com suporte pedagógico os alunos vão poder, por exemplo, emprestar e levar livros para casa, realizar leituras e o mais importante, será feito um monitoramento pelos professores, por meio de plataforma instalada do notebook que faz parte do material da biblioteca”, explicou.

 

Texto: Emerson Santos

Fotos: Lton Santos e Gisa Prazeres

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)

Assessoria de Comunicação

(92) 3632-2054