26/08/15 | 16:15
Empresários locais visitam escolas municipais com atividades do Instituto Ayrton Senna

LS - 26-08-15 - Programa do Instituto Ayrton Senna (4)Técnicos da Secretaria Municipal de Educação (Semed), da Divisão Distrital Zonal (DDZ) Norte e do Instituto Ayrton Senna (IAS) levaram, na manhã desta quarta-feira, 26, empresários do Polo Industrial de Manaus para conhecerem de perto o trabalho realizado nas Escolas Municipais Vicente Cruz, João Goulart e Elizabeth Beltrão que disponibilizam aos alunos os programas Se Liga, Acelera, Fórmula da Vitória e Pit Stop.

Os projetos do Instituto Ayrton Senna são realizados com alunos do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental. A ideia é que ao conhecerem o trabalho, as empresas possam também apoiar os projetos.

LS - 26-08-15 - Programa do Instituto Ayrton Senna (5)“Os empresários de Manaus ficaram encantados com os quatro programas do IAS. Eles tiveram a oportunidade de conhecer as três escolas da zona Norte e todos ficaram impressionados com o desenvolvimento dos alunos. Foi muito bom. Na escola Elizabeth Beltrão, as crianças ganharam um passeio para conhecer a Moto Honda da Amazônia, além de uma empresa que trabalha com motores de ar-condicionado”, salientou a coordenadora municipal do IAS na Semed, Neuza Viana.

Para a gerente de investimentos sociais do IAS, Heloísa Oliveira, é preciso sensibilizar os empresários sobre o trabalho feito nas escolas municipais, por isso, a visita in loco para que comprovassem como é positivo o resultado conquistado com os alunos dos quatro programas educacionais.

LS - 26-08-15 - Programa do Instituto Ayrton Senna (11)“Nós acreditamos que a iniciativa privada tem um papel fundamental para que possamos alcançar uma educação de qualidade em Manaus. Apoiar a educação significa que em três ou quatro anos, quando essas crianças sairão da escola pública, vão estar preparadas para aturar no mercado de trabalho com mais qualidade. Isso acontece, porque os programas do IAS não só trabalham conteúdo, mas também o desenvolvimento de competência para vida, ou seja, as habilidades socioemocionais. Elas aprendem a ter determinação, a não desistir, superar os desafios e a se comunicar. Enfim, desenvolvem habilidade úteis ao mercado de trabalho”, informou.

Com a parceria firmada com o IAS na cidade de São Paulo, o gerente de relação institucional da Moto Honda da Amazônia, Mário Okubo, ficou atento às explicações dos alunos e dos educadores que trabalham com os quatro programas nas escolas municipais. Para ele, foram proveitosas as visitas nas três escolas da Semed.

LS - 26-08-15 - Programa do Instituto Ayrton Senna (13)“Estamos em negociação para participar dessa parceria, mas fiquei encantado com o resultado do trabalho que tem duração de seis meses. Acho que esse é o caminho, porque a educação do ser humano se não for desde o início, não será na faculdade que vai formar, mas sim, desde o jardim de infância, passando pelo primário e o último ano do Ensino Fundamental”, enfatizou.

A multinacional WEG, que trabalha com motores para ar-condicionado, situada no Distrito Industrial (DI), foi uma das empresas presentes à visita. Fernando Gonçalves, representante da empresa, que tem atuação em dez países de cinco continentes, disse que gostou muito do projeto e leva com ele a boa impressão do trabalho realizado nas unidades com os alunos.

“Nós vimos que nós, enquanto empresas, temos que incentivar esses tipos de projetos, porque percebemos a importância dos programas e como os alunos se dedicam junto ao Instituto Ayrton Senna. Fiquei feliz, mas ciente de que esta parceria só tem a crescer, entre a empresa, Semed e o instituto”, completou.

Texto: Paulo Rogério
Foto: Lton Santos

Assessoria de Comunicação

Secretaria Municipal de Educação (Semed)

(92) 3632-2054