27/10/15 | 14:59
Em parceria com UBS, alunos de escola aprendem importância dos cuidados com os dentes

20151027_085358Para abrir a Semana da Campanha Sorriso na Escola, na manhã desta terça-feira, 27, o Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Professora Nilza Alencar, localizado na Compensa, zona Oeste, promoveu, em parceria com a Unidade Básica de Saúde (UBS) Leonor de Freitas, localizada no mesmo bairro, um encontro entre as crianças e um profissional de odontologia para tratar o tema “Saúde e Higiene Bucal”, reunindo 120 alunos de quatro a cinco anos, do 1º e 2º períodos.

O profissional foi o odontólogo Paulo Roberto Santos. No local ele orientou as crianças sobre como fazer a escovação correta dos dentes, destacando o uso da escova, do fio e do creme dental. Além disso, o palestrante destacou a importância da alimentação para os dentes, dos problemas pelo excesso de alimentos açucarados e sobre a necessidade de escovar os dentes após cada refeição. As crianças treinaram a escovação correta com a orientação do dentista e tiveram a oportunidade de conversar e fazer perguntas após a palestra.

20151026_145012A gestora da escola, Andréa Cavalcante, destacou a importância da parceria entre a UBS e o Cmei, uma vez que não é possível desenvolver uma ação exitosa sem a parceira de profissionais especializados. “Esses momentos são gratificante e por meio da Campanha Sorriso na Escola e da parceria com a UBS Leonor de Freitas conseguimos promover a saúde bucal e ajudar as famílias com dificuldade de atendimento especializado”, comemorou.

A pedagoga Marizete Luzia Miranda destacou a importância de as crianças conversarem com o dentista e perceber que o profissional pode ajudar cada uma delas nos cuidados com a saúde dos dentes. “Não há motivos para ter medo. Muitas crianças já conheciam o doutor da campanha do ano passado desenvolvida na escola e isso ajudou aos novatos a interagirem com o odontólogo no momento da palestra”, enfatizou.

Ainda dentro da parceria com a UBS, Santos aplicará sobre o flúor e realizará o exame e triagem das crianças nas próximas semanas. Os alunos que necessitarem de atendimento especializado serão encaminhados pelo profissional.

Texto: Auriane Carvalho
Foto: Divulgação Cmei Nilza Alencar

Secretaria Municipal de Educação (Semed)
Assessoria de Comunicação
(92) 3632-2054