19/02/15 | 17:42
Em parceria com Hemoam, Semed realiza coleta de sangue na próxima terça-feira

Na próxima terça-feira, 24, a unidade móvel da Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam) estará no estacionamento da Secretaria Municipal de Educação (Semed), localizada no bairro Parque 10, coletando sangue dos servidores do órgão, das 8h às 16h. O objetivo da ação é ajudar a renovar o estoque de bolsas de sangue do Hemoam e, principalmente, salvar vidas.

A ação é coordenada pelo setor da Gerência de Desenvolvimento do Servidor (GDS) da Semed. A  expectativa da secretaria é que pelo menos 60 bolsas de sangue sejam coletadas e encaminhadas para o banco de sangue da instituição, como explicou a chefe da GDS, Lúcia Regina.

“Contamos com apoio e colaboração dos nossos servidores, pedindo que, no mínimo, um servidor de cada setor doe e ajude nesta campanha que posteriormente ajudará diversas pessoas”, pediu Lúcia Regina.

 

Critérios para doar 

 

Para doar, o servidor tem que apresentar documento com foto, emitido por órgão oficial e válido em todo território nacional,  ter entre 16 e 69 anos e pesar acima de 50kg. Além disso, o Hemoam recomenda as pessoas que irão doar para não estar em jejum, dormir pelo menos seis horas na noite anterior, não ter ingerido bebidas alcoólicas 12 horas antes da doação e evitar comer alimentos gordurosos.

Vale lembrar que quem teve diagnóstico de hepatite após os 11 anos de idade, grávidas que estejam amentando e pessoas que estão expostas a doenças transmissíveis pelo sangue, como aids, hepatite, sífilis e doenças de chagas não poderão doar.

A unidade móvel do Hemoam ficará no estacionamento da Semed, das 8h às 16h.

Texto: Emerson Felipe

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)

Assessoria de Comunicação

(92) 3632-2054