18/05/15 | 11:01
Em jogos, crianças terão lições sobre os povos indígenas e diversidade

Alunos do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Herman Gmeiner terão uma verdadeira aula sobre a cultura dos povos indígenas e como trabalhar a diversidade. As lições serão repassadas em meio aos Jogos de Origem Indígena (Join), cuja quinta edição será nesta quarta-feira, 20, no estacionamento da unidade de ensino localizada no Ajuricaba, Planalto, zona Centro-Oeste.

Os jogos terão como tema “Celebrar sim, competir não” e serão promovidos pelo Distrito Zonal Oeste (DDZ) a partir das 8h.A expectativa da organização é que mais de 80 crianças participem das atividades, que serão divididas nas categorias de três, quatro e cinco anos, com duas modalidades esportivas: a corrida da tora, na qual a equipe com quatro crianças percorre 30 metros carregando uma tora (adaptada para um cano de pvc pintado); e a Heine Kaput, corrida do saci, em que o aluno corre por três metros somente com uma perna.

A assessora de Educação Física da DDZ Oeste, Josiane Valle, explicou que o Join visa disseminar os jogos e brincadeiras de origem indígena dentro do espaço escolar, conforme estabelece a Lei 11.645/2008, que inclui no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática: História e Cultura Afro-brasileira e Indígena.

“Os jogos são uma confraternização, na qual os alunos aprendem sobre as brincadeiras das crianças nas tribos indígenas. Funcionam também como uma forma lúdica de desmitificar, na primeira fase da infância, aquela ideia do índio com cocar na cabeça e com o rosto pintado, ou seja, é mostrar para eles que vai muito além disso”, explicou.

Inscrições

As inscrições para o Join 2015 podem ser realizadas pelas escolas da rede municipal de Educação até às 17h desta segunda-feira, 18. Basta o professor enviar a lista com os nomes dos alunos para a DDZ Oeste que a participação do aluno estará garantida.

 

Texto: Thiago Botelho

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)

Assessoria de Comunicação

(92) 3632-2054