23/06/15 | 15:20
Educadores recebem formação para educação emocional e cultura da paz

A cultura da paz por meio da educação emocional e social é a nova metodologia que está sendo desenvolvida com educadores de 31 escolas do município que participaram, na manhã desta terça-feira, 23, na Escola do Legislativa do Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), da formação inicial promovida pela Liga Pela Paz.

A metodologia prioriza a cultura de paz e não violência para educadores e educandos do Ensino Fundamental e está inserida no currículo da Educação Integral, com ações do Programa Mais Educação, beneficiando alunos do 1º ao 5º ano do município. Todos os educadores estão participando da formação inicial da metodologia e compartilhando experiências psicopedagógicas de cultura de paz.

“Toda metodologia de ensino tem base científica que está sendo repassada aos educadores do município. É uma ferramenta que todos usam, mas que ainda não foi sistematizada”, explicou Lauren Ribeiro, da Inteligência Relacional (Ribeirão Preto/SP), responsável pela formação.

A professora Letícia Melo, da Escola Municipal Elizabeth Beltrão, Santa Etelvina, zona Norte, disse que durante a oficina aprendeu muito e recebeu suporte para dinamizar seu trabalho com os alunos do programa, que é executado na escola.

Com um total de 125 alunos, a Escola Municipal Zenaira Bentes, l Castanheira, zona Leste, também trabalha com a ação Liga pela Paz. O coordenador do programa na escola, Tiago Rodrigues Torres, disse que encontrou nessa formação diferentes maneiras de trabalhar com as crianças de sua escola, sediada em uma área da cidade que convive com altos índices de violência e drogas. “Podemos reduzir os danos e riscos ao máximo trabalhando com as crianças não apenas a parte pedagógica mas, também, o emocional delas. O projeto permite termos uma educação de média para alta qualidade em nossas escolas”, avaliou.

 

Texto: Paulo Rogério

Foto: Lton Santos

 

Assessoria de Comunicação

Secretaria Municipal de Educação (Semed)

(92) 3632-2054