24/07/15 | 16:34
Educadores participam de formação para avaliação de impacto de programa de tutoria educacional

CS - 24-07-15 - Formação continuada para tutores educacionais (1)Vinte e cinco educadores do Programa de Tutoria Educacional da Secretaria Municipal de Educação (Semed) participaram nesta sexta-feira, 24, da Formação Sobre a Avaliação de Impacto do Programa. O encontro aconteceu na Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério (DDPM), no conjunto Vila Amazonas, zona Centro-Sul.

O programa é promovido pela Semed, em parceria com a Fundação Itaú Social (FIS) e o Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável (Cieds). A meta da tutoria educacional é fortalecer as práticas educativas por meio da formação em serviço, no acompanhamento pedagógico dos professores da Educação Infantil e Ensino Fundamental 1 (1º ao 5º ano) em estágio probatório.

A formação está dentro do atendimento ao componente de melhoria da qualidade da educação do Projeto de Expansão e Melhoria Educacional da rede pública municipal de Manaus (Proemem), com recursos financiados pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

O programa é um projeto piloto, que está sendo implementado por 25 tutores educacionais, que teve início em julho e segue até dezembro deste ano. O projeto tem o suporte da equipe regional do Cieds e DDPM, com abrangência a 352 professores, sendo 168 acompanhados pelos tutores educacionais e 184 em estágio probatório.

De acordo com a coordenadora do programa de tutoria educacional do Proemen, Maria do Livramento, o evento é uma ação do programa, por meio da Fundação Itaú Social, que trouxe como parceria o Cieds e a Fundação Getúlio Vargas para a implementação tanto sobre a formação de tutoria, quanto a sua avaliação.

CS - 24-07-15 - Formação continuada para tutores educacionais (2)“Hoje, é uma explanação da parte metodológica de como essa avaliação vai ser aplicada na rede municipal para os 25 tutores. Eles são profissionais da rede, que vieram de uma seleção, onde estão sendo trabalhadas a parte metodológica, bem como à parte de avaliação para que eles consigam desenvolver durante os quatro meses com os professores em estágio probatório”, explicou.

A pesquisadora de Learn da Escola de Economia de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas, Amanda Arabage, foi a responsável pela formação com os tutores educacionais da Semed. Para ela, é importante que os educadores conheçam sobre o programa para que desenvolvam um trabalho mais eficaz.

“A Semed e o Itaú Social estão desenvolvendo o programa de tutoria de Manaus. A fundação está envolvida na pesquisa da avaliação de impacto desse programa. O encontro é para passar alguns conhecimentos aos tutores e todos envolvidos no projeto”, explicou.

Para a tutora educacional do DDPM da Semed, Alessandra Pinheiro, a formação é uma chance de se conhecer um pouco mais sobre o programa.

“Na escola a gente aplica essa metodologia com o foco de potencializar competência, porque entendemos que o professor chega na escola com todo potencial profissional, mas o tutor potencializa em quatro eixos: gestão em sala de aula, planejamento, avaliação e prática de ensino”, salientou.

Texto: Paulo Rogério

Foto: Cleomir Santos

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