07/04/16 | 14:57
Educadores participam de encontro com orientações sobre a ADE

 

Orientações para ADE. EM. Leonor Uchoa. Fotos Cleomir (1)Cerca de 200 educadores, entre gestores e pedagogos da Divisão Distrital Zonal (DDZ) Leste 1 e 2, da Secretaria Municipal de Educação (Semed), tiveram na manhã desta quinta-feira, 7, orientações sobre o processo de elaboração das questões da Avaliação de Desempenho do Estudante (ADE). O encontrou aconteceu no auditório da Escola Municipal Leonor Uchôa, bairro São José, zona Leste da cidade.

O objetivo da ADE é aprofundar o conhecimento sobre o cenário da educação em Manaus e, a partir das informações, traçar um plano de intervenção para melhoria do aprendizado. Os testes serão nas disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática e Ciências, com alunos do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental.

As provas da ADE este ano vão acontecer em três períodos de avaliação. A primeira no próximo dia 27 de abril, com as provas de português e matemática. Devem participar cerca de 75 mil alunos do 3º, 4º e 6º ano, enquanto os estudantes do 8º ano farão o mesmo teste, acrescido da disciplina de ciências.

A segunda aplicação das provas ocorrerá no dia 19 de julho e a terceira no dia 5 de outubro. A previsão é que participe uma média de 80 mil alunos em ambos os testes. Também participarão da ADE alunos das modalidades de Educação de Jovens e Adultos (EJA) e do projeto Itinerante.

“Eles (os professores) têm muita curiosidade de saber como nós construímos as questões e como é feito todo trabalho dentro da secretaria. Nós resolvemos junto com nossa equipe, mostrar como funciona tudo isso. Nós mostramos os documentos norteadores que utOrientações para ADE. EM. Leonor Uchoa. Fotos Cleomir (17)ilizamos, quem são os elaboradores e o que cada elaborador faz”, explicou a chefe da Divisão Avaliação e Monitoramento (DAM) Núbia Breves.

Um dos participantes do encontro, o diretor Francisco Sales, da Escola Municipal Vila da Felicidade, bairro Mauazinho, disse que já tem um trabalho similar de preparação da ADE, com o programa Mais Educação, na oficina de orientação de estudos. Além disso, é realizado o trabalho de monitoria preventiva da Gestão Integrada da Escola Avançada (Gide-Avançada). Para ele, as informações serão importantes para trabalhar com os 310 alunos do 1º ao 5º ano, que vão participar da avaliação.

“Sobre as orientações vamos entender melhor como funciona e como é produzida cada questão. Por meio dessas instruções, vamos trabalhar com os professores e com os alunos na elaboração das provas. O importante é que nós poderemos melhorar o aprendizado das crianças, bem como, solucionar as dificuldades deles”, analisou.

A pedagoga Eliane Almeida da Costa, da Escola Municipal Moacir Alves, localizada no Jorge Teixeira, também usa os mesmos procedimentos do Mais Educação e da monitoria preventiva da Gide para ajudar. Para educadora, é importante saber como funciona o processo, porque facilitará as atividades de preparação em sala de aula.

“Essas orientações são fundamentais para nossa atividade curricular dentro da escola. Com esse momento junto com a equipe da Semed, eles vão nos orientar e explicar como podemos trabalhar com os professores. O bom disso é que vamos ter um bom rendimento com todos os envolvidos”, explicou.

ADE

A ADE é um instrumento de gestão instituído pela Semed. Considera-se nessa avaliação, Orientações para ADE. EM. Leonor Uchoa. Fotos Cleomir (10)a interação dialógica entre os resultados obtidos e o planejamento pedagógico nos anos avaliados.

Avaliar o desempenho dos estudantes por meio das habilidades em Língua Portuguesa e Matemática (3º, 4º e 6º anos, EJA e Projeto Itinerante); Língua Portuguesa, Matemática e Ciências da Natureza e Humanidades (8º anos) auxiliando diretores, pedagogos e professores no acompanhamento dos processos de intervenções pedagógicas de ensino e aprendizagem.

Texto: Paulo Rogério Veiga

Fotos: Cleomir Santos

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)
Assessoria de Comunicação
(92) 3632-2054