17/09/19 | 15:19
Educadores participam de 4ª formação do Programa de Gestão da Alfabetização

Aproximadamente 200 educadores da rede municipal de ensino de Manaus, participam da 4ª Formação do Programa de Gestão da Alfabetização (PGA), desenvolvido pela Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), até a próxima quinta-feira, 19/09, na Escola do Legislativo, na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), bairro Flores.

A programação, que iniciou nesta terça-feira, 17/09, é voltada para pedagogos, assessores pedagógicos, de alfabetização e coordenadores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, das sete Divisões Distritais Zonais (DDZs), da Semed.

Atualmente, o PGA atende 12 mil alunos, do 3º ano, do Ensino Fundamental de 78 unidades de ensino, da Semed. No total, são realizadas ações com os alunos, de 7 a 8 anos, das 470 turmas do 3º ano da rede municipal.

O PGA está entre as políticas estabelecidas pela secretaria para responder os desafios da alfabetização e letramento, alcançar a meta 5 do Plano Municipal de Educação (PME), que versa sobre alfabetizar todas as crianças, no máximo, até o fim do 3° ano do Ensino Fundamental, bem como melhorar os índices educacionais. Para isso, a Semed firmou parceria com o Instituto Ayrton Senna (IAS), por meio do Projeto de Expansão e Melhoria Educacional da Rede Municipal de Educação (Proemem).

Sendo a última formação deste ano, o coordenador do PGA, Francinaldo Mendes, destacou a parceria com o IAS ao longo de 2019, e afirmou que percebeu a necessidade de trabalhar também com a disciplina de matemática.

“A partir das formações, nós sentimos a necessidade de trabalhar a matemática, conforme resultado de avaliação. Então, nós planejamos a formação e esse é o segundo momento que vamos ter a disciplina, bem como apresentaremos como os resultados tem melhorado”, comentou.

A coordenadora dos Anos Iniciais (1º ao 5º ano) da DDZ Centro-Sul, Keila Martins dos Santos, afirmou que a divisão conta com 13 unidades de ensino do PGA, atendendo 1,7 mil alunos do 3º ano. Para a educadora, a formação é mais uma oportunidade de conhecimento sobre o trabalho pedagógico com os alunos.

“A partir da leitura e da escrita, o aluno tem uma melhor compreensão da matemática. A disciplina nesse momento veio para somar, para termos uma ideia como o aluno está começando se alfabetizar, ou seja, a compreensão de todos os dados matemáticos. É muito importante essa segunda formação voltada para matemática, para a compreensão desse processo”.

A pedagoga Maria Eliza da Gama Leda, da Escola Municipal Joaquim da Silva Pinto, bairro Crespo, zona Sul, disse que a escola atende aproximadamente 130 alunos do 3° ano do PGA. Para a educadora, a formação só vem ajudar o processo de aprendizagem.

“A gente tem a certeza que estamos no caminho certo de matemática. Crianças do bloco pedagógico precisam muito do material concreto. Nesse material, com situações do dia a dia se trabalha com situações que eles podem construir em sala de aula. As turmas conseguem ter um bom entendimento matemático”, disse.

Texto: Paulo Rogério Veiga

Fotos: Cleomir Santos/ Semed

 

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