03/10/14 | 17:09
Educadores e técnicos da Semed concluem 1ª parte da formação sobre os Programas Federais do FNDE

Secretários, professores, gestores e técnicos administrativos da Secretaria Municipal de Educação (Semed) participaram, na tarde desta sexta-feira, 3, do 2º encontro presencial do Programa Formação Pela Escola. A ação faz parte do Programa Nacional de Formação Continuada a Distância nas Ações do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

O encontro que marcou o encerramento do 1º módulo das competências básicas do FNDE, aconteceu na Gerencia de Tecnologia de Educação da Semed e reuniu mais de 50 pessoas.

A qualificação ofereceu informações sobre as políticas públicas na área da educação executadas pelo governo federal, o financiamento dessas políticas e o papel do FNDE no apoio a sua efetivação. As aulas tiveram carga horária de 40 horas. Este é o primeiro módulo de um total de oito.

No decorrer de toda formação, serão repassadas informações sobre o Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), Programa de Transporte do Escolar (PTE), Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), Programas do Livro (PLI), Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB), dentre outros.

 A complexidade dos programas, aplicação inadequada dos recursos, controle e avaliação da execução e dos procedimentos de prestação de contas e a ausência da participação da comunidade no acompanhamento serão os assuntos abordados.

Para a coordenadora municipal do Programa Formação na Escola, Dailla Meneses, os programas federais devem ser divulgados para as pessoas que trabalham com eles nas escolas e para a sociedade que deve ter conhecimento sobre eles.

Durante os módulos, os participantes realizam exercícios, pesquisas, estudos e tiram dúvidas por meio do site do FNDE e pelos formadores da Gerência de Formação do Magistério da Semed.

Participante do 1º módulo, Núbia Mota, disse que adquiriu conhecimentos que farão a diferença no dia a dia dela. “Agora sei como funciona os programas federais, em que cada um pode contribuir na escola e como pode ser trabalhado  na escola. Espero aprender ainda no decorrer dos outros módulos”, disse.

Luiz Scantbelruy, um dos tutores do modulo de competências básicas explicou que o material disponibilizado pelo FNDE tem informações suficientes para que particpantes possam ter ferramentas necessárias para executar os programas federais em suas respectivas escolas.

“O material é rico de informação e muito bem elaborado. Por meio dele os participantes obterão todos os conhecimentos necessários e possíveis para desenvolver em suas escolas os programas  federais que nelas existam, da melhor possível. Essa é idéia: propor ferramentas que os ajude a executar esses programas com responsabilidade e coerência. Com este módulo esperamos que nossos alunos tornem exequível a execução de programas federais em suas respectivas escolas”, disse o tutor.

Formação pela Escola

Os módulos são um processo de formação continuada, por meio da oferta de cursos na modalidade de educação a distância, objetivando contribuir para o fortalecimento da atuação dos agentes e parceiros envolvidos com a execução, o monitoramento, a avaliação, a prestação de contas e o controle social das ações e programas educacionais financiados pelo FNDE.

 

TEXTO: Emerson Felipe

FOTOS: Cleomir Santos