27/07/17 | 14:29
Educadores e conselheiros municipais debatem sobre a diretriz da Base Nacional Comum Curricular

Para buscar soluções aos problemas educacionais e promover a educação como um instrumento de redução nas desigualdades sociais, os Conselheiros Municipais de Educação participam do 7° Encontro Estadual da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (Uncme), que começou nesta quinta-feira, 27/7, e segue até sexta, 28/7, no auditório da Divisão de Desenvolvimento do Profissional de Magistério (DDPM), bairro Parque Dez, na zona Centro-Sul de Manaus.

O encontro tem como tema este ano “A Base Nacional Comum Curricular como Diretriz para Implementação das Políticas Educacionais nos Municípios”, e tem como um dos objetivos incentivar e orientar a criação e a organização de novos conselhos municipais de educação, como uma das estratégias fundamentais para a organização dos sistemas municipais de ensino. Antes de começar os debates, os participantes foram recebidos pelo grupo de flautas “Os Sopraninos” do Centro Municipal de Artes e Educação (Cmae) Aníbal Beça, que tocou as músicas “Azul da cor do mar”, “Você” e “Me dê Motivos”.

Para dar início ao Encontro, uma mesa redonda foi composta pela subsecretária de Gestão Educacional da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Euzeni Trajano, a coordenadora da Uncme e presidente do Conselho Municipal de Educação (CME), Maria das Graças Alves Cascais, o presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação/Amazonas (Undime/AM), Edelson Penaforth, e o representante do Presidente do Conselho Estadual de Educação, Nilton Teixeira. Na mesa, foram discutidos os novos desafios e as diretrizes para a educação nos municípios.

A subsecretária da Semed falou sobre os desafios que todos os municípios passam para levar uma educação séria e de qualidade aos alunos, implantando as bases curriculares. “Esse é o momento de discutir e começar de fato a organização para implantar a base e as propostas pedagógicas curriculares e dar o direcionamento necessário nas práticas pedagógicas”, mencionou Euzeni.

Os conselheiros ainda participaram de palestras com a Doutora em educação e Mestre em Educação Ambiental, Edilza de Jesus, que teve como mediador, o conselheiro do CME, Lucídio Santos.

Segundo a coordenadora da Uncme e presidente do conselho, Maria das Graças Alves Cascais, o CME é um órgão de controle social e que faz mediação entre o poder público e a sociedade civil. “Nós temos aqui conselheiros de várias representações para discutir as políticas públicas e, a partir dessas discussões, os acordos firmados serão levados para o município. Depois de aprovado, cada sistema vai preparar o seu currículo que deverá passar pelo CME”, explicou.

O conselheiro do município de São Gabriel da Cachoeira, Clóvis Maia, afirmou que a expectativa do encontro é levar para o município, que fica 850 km de Manaus, as novas diretrizes da base curricular e adequar conforme a realidade. “É muito importante socializar as experiências com outros conselheiros, essa troca serve para nortear e melhorar a educação para os nossos alunos”, afirmou.

 

Texto: Érica Marinho

Fotos: Lton Santos / Semed

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)
Assessoria de Comunicação
(92) 3632-2054