23/03/15 | 16:54
Educadores do município participam de formação para tornar as aulas mais atrativas

Professores do 6º ao 9º ano de quatro Divisões Distritais Zonais (DDZs) da rede municipal de educação participarão durante esta semana de formação da Editora Positivo. O curso, que iniciou nesta segunda-feira, 23, vai orientar os docentes sobre como utilizar o Portal Aprende Brasil e o Portal Aprimora, além de outros recursos que a editora disponibiliza para agregar ao planejamento do professor em sala de aula.

A formação acontece nos laboratórios da Gerência de Tecnologia Educacional (GTE), na Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério (DDPM), localizada na rua Maceió, no Parque Dez de Novembro, zona Centro-Sul.

O coordenador pedagógico regional da Editora Positivo José Carlos Walker Bohnenberger, explicou que todos os professores devem participar da formação que tem o objetivo de tornar as aulas mais criativas e dinâmicas.

“O Portal Aprende Brasil está repleto de atividades, sugestões, encaminhamentos didáticos e metodológicos para que os professores possam utilizar essa ferramenta para enriquecer ainda mais o trabalho que eles fazem em sala de aula. Precisamos de aulas estimulantes, criativas e diferentes. Os professores têm um planejamento e as atividades do portal têm que dialogar com o assunto que eles vão trabalhar”, informou.

Neste primeiro dia, apenas professores de língua portuguesa participaram da formação. Os professores das outras áreas receberão a formação durante a semana. Ainda de acordo com Bohnenberger, o Portal Aprimora, que é uma ferramenta de produção de texto, deve ser trabalhado durante toda a formação.

“Não vamos trabalhar a produção de texto apenas como os professores de língua portuguesa. Nós vamos conversar sobre o Portal Aprimora com outras áreas do conhecimento, pois queremos trabalhar o letramento e enriquecer ainda mais a produção de texto dos alunos. Outra ferramenta que iremos utilizar são os aplicativos matemáticos, que trabalham raciocínio lógico, solução de problemas, entre outros. Este será aplicado apenas para professores de matemática”, complementou.

Para a professora de língua portuguesa Nátaly Ramos Gama, da Escola Municipal Arthur Engrácio da Silva, a formação é uma importante ferramenta para que os professores consigam maior atenção dos alunos em sala de aula. “A formação é uma boa alternativa, já que os alunos estão ligados nas mídias e têm dificuldade em prestar atenção no conteúdo. Ela deixará as aulas mais dinâmicas e atrativas”, destacou.

Participam nesta primeira semana, professores das DDZs Leste 1, Leste 2, Centro-Sul e Norte. As outras divisões devem receber a formação em outra data, que será definida pelos representantes da Editora Positivo.

 

 

Texto: João Pedro Figueiredo

Fotos: Cleomir Santos

 

Secretaria municipal de Educação (Semed)

Assessoria de Comunicação

(92) 3632-2054