06/05/16 | 8:22
Educadores do Manaustrans orientam estudantes com jogos educativos de trânsito

IMG_3384Crianças de uma creche municipal e de nove Centros Municipais de Ensino Infantil (Cmeis) apresentaram, na tarde desta quinta-feira, 05, jogos educativos de trânsito criados a partir de material reciclado. A mostra interna aconteceu na Escola Municipal de Educação Fundamental Cleonice Menezes Fernandes, no bairro João Paulo II, zona Leste, e faz parte do Projeto Transversalizando o Trânsito, além de integrar a agenda de atividades do movimento “Maio Amarelo 2016”, da Prefeitura de Manaus.

A Diretoria do Departamento de Educação do Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização de Trânsito (Manaustrans) esteve na ação para avaliar e orientar os professores e alunos envolvidos na criação do material apresentado. O objetivo da iniciativa é garantir que os conhecimentos trabalhados nos jogos desenvolvidos pelas crianças estejam de acordo com as leis e normas previstas no Código de Trânsito Brasileiro.

IMG_3360Para a chefe do Departamento de Educação do Manaustrans, Minuza Lira, o trabalho educativo desenvolvido pelas crianças é importante na construção de um trânsito mais seguro. É preciso também se certificar que as crianças estão aprendendo as regras corretamente. “A proposta do Transversalizando é trazer o tema ‘trânsito’ para ser trabalhado nas escolas durante o ano inteiro. Estamos acompanhando os jogos que estão sendo desenvolvidos e serão apresentados na Semana Nacional de Trânsito, em setembro, para que estejam de acordo com o CTB”, garantiu.

Para a chefe da Divisão Distrital Leste 2 da Semed, professora Socorro Duarte, a grande importância desta parceria está no fato de se criar uma consciência cidadã nessas crianças de 4 e 5 anos. “Estamos plantando essa semente ainda na educação infantil e com certeza, no futuro, se tornarão condutores responsáveis, pedestres atentos e cidadãos que preservem a vida. Portanto, essa parceria é mais uma forma de alcançar aquilo que todos querem para a nossa sociedade, a paz”, comentou.

IMG_3395A professora da Escola Municipal de Educação Fundamental Raimunda Nonata Maciel, Nelita Alves também destaca a importância de começar a educar as crianças sobre trânsito, para que ela possa, inclusive, se tornar uma multiplicadora da mensagem do trânsito seguro em sua família. “Quando um pai ou mãe não está usando o cinto de segurança e a criança sabe que é preciso usar, ela vai alertar seus pais e talvez até sensibilizar para tomarem mais cuidado”, disse.

A dona de casa Célia Almeida, 23, mãe de uma das alunas contou que a filha, quando chega em casa, faz questão de ensinar a família como atravessar no semáforo com segurança. Ela diz: “mamãe, o sinal vermelho é quando o carro tem que parar, o verde é pra andar e o amarelo é pra tomar mais cuidado”. E ao atravessar recomenda, “tem que parar na faixa, olhar para os lados, levantar as mãos e quando os carros param eu tenho que segurar na mão da senhora pra gente atravessar”.

Outras mostras serão realizadas com escolas de todas as áreas da cidade, ocasião em que o Manaustrans estará orientando a produção do material para que as crianças e os professores possam desenvolver jogos coerentes com as leis de trânsito.

 

Texto: Helton de Lima/Manaustrans

Fotos: Marcelo Lima/Manaustrans

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)
Assessoria de Comunicação
(92) 3632-2054