10/02/15 | 18:37
Educadores discutem prioridades na 5ª reunião do Comitê de gestores

Membros do Comitê de Gestores da Secretaria Municipal de Educação (Semed) se reuniram, na tarde desta terça-feira, 10, no auditório da Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério (DDPM) do órgão para tratar de prioridades relacionadas à infraestrutura, ao pedagógico e ao administrativo das unidades escolares municipais. Dentre os assuntos abordados, estavam a possível garantia da Hora de Trabalho Pedagógico (HTP) para os professores do 1º ao 5º ano e a padronização na documentação de prestação de contas e desburocratização dos mesmos. Cerca de 50 pessoas participaram da reunião que marcou o 5º encontro do comitê.

O grupo de trabalho foi criado no ano de 2014 por iniciativa do secretário municipal de educação, Humberto Michiles, com a finalidade de debater, discutir, sugerir e, principalmente, expor prioridades que estejam dificultando os trabalhos desenvolvidos pelas unidades de ensino da secretaria. Sobre o trabalho desenvolvido pelos representantes, o secretário explicou que o principal objetivo do comitê é verificar e trazer as prioridades das escolas para que a secretaria tome as devidas providências.

“Nos somos a 3ª rede municipal de ensino do Brasil, temos mais de 240 mil alunos matriculados, mais de 500 escolas , portanto administrar uma assim estrutura não é algo simples. Ao contrário, é um tanto complexo e que por isso precisa sempre ser aprimorado e discutido por pessoas que fazem parte deste processo, ou seja, professores, pedagogos e gestores, daí veio ideia de forma um grupo de pessoas para representá-los em cada Divisão da Semed, tornando assim possível a secretaria ser mais atuante e próxima dos gestores de toda a secretaria”, enfatizou o secretário.

“Neste comitê, temos sete representantes de cada Divisão, totalizando 49 membros. O papel deles é verificar junto as suas respectivas Divisões as possíveis dificuldades, anseios e necessidades para colocá-los em pauta em uma reunião a parte com seus gestores da sua zona de atuação e, a partir daí, trazer ao comitê para que a secretaria tome conhecimento e possa tomar os devidos encaminhamentos ”, falou umas das colaboradoras do  comitê e chefa do Departamento Geral De Distritos (DEGD) da Semed, Lucy Meire da Rocha.

A gestora do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei)  Paulo Herban Jacob, Ana Maria Portela, destacou que o comitê tem um papel muito importante no aprimoramento da execução dos trabalhos das escolas.

“A partir do trabalho deste grupo de gestores percebo que houve melhora significativa nas unidades da zona que represento neste comitê, que os gestores de modo geral estão com mais facilidade para gerir suas escolas e também que eles estão tendo mais oportunidade para trazer à tona suas dificuldades e isso é muito bom, porque torna possível um bom andamento de trabalho e a possibilidade, consequentemente, de uma educação de qualidade”, destacou a gestora e membro do comitê.

Até o fim da reunião, foram definidas três prioridades da ordem pedagógica, administrativa e infraestrutura e estipulado um prazo para resolvê-las ou minimizá-las em curto espaço de tempo.

 

 

Texto: Emerson Felipe

Fotos: Cleomir Santos

 

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)

Assessoria de Comunicação

(92) 3632-2054/ (92) 98842-1188