16/10/18 | 10:27
Educadores destaques foram homenageados na 3ª edição do Premio Professor em Foco da DDZ Sul

Em alusão ao Dia  dos Professores, comemorado no dia 15 de outubro, a Divisão Distrital Zonal  Sul (DDZ Sul), realizou nesta quinta feira, 11/10, a 3ª edição do evento Prêmio professor em foco. Neste ano, a programação  foi marcada por mensagens de agradecimento, declamações de poesias, entrega de troféus e apresentação da orquestra Amazonas Jazz Band, que abrilhantou o momento tocando canções de artistas nacionais e internacionais.

O evento, realizado no Teatro da Instalação, no Centro da cidade, foi destinado aos educadores, que se empenham diariamente para levar uma educação de qualidade aos alunos e como consequência alcançaram  bons resultados nas respectivas unidades de ensino.

“Esse momento é importante para valorizar o trabalho do professor, do gestor  e do pedagogo que investiram  seu tempo, esforço, intelecto, energia   para que os nossos alunos conseguissem  bons resultados  no Ideb, como também nas suas proficiências”, destacou a diretora do Departamento de Gestão Educacional , Marcionília Bessa.

Trajetória

A primeira edição do evento,  realizada em 2015,  foi  destinada  a professores do Ensino Fundamental, que desenvolveram um trabalho inovador e de sucesso em sala de aula. Na segunda edição, realizada em 2016, a homenagem  foi direcionada a docentes, gestores e pedagogos que atuaram na preparação das turmas do 5º  e 9º ano que fariam a Prova Brasil em 2017.

Em 2018, a ideia foi reconhecer  o trabalho dos educadores  destaques da  Educação Infantil e do 5º e 9º do Ensino Fundamental que conseguiram,  por meio de práticas inovadoras,  atingir  a meta de 2017 e ultrapassar a meta proposta pelo Ministério da Educação (MEC) para 2021 no Ideb, nas respectivas unidades de ensino,  segundo a chefe da DDZ Sul, Jecicleide Nascimento.

“O professor em foco vem valorizar e reconhecer o trabalho dos professores que são aqueles atores da educação que estão no chão da escola, desenvolvendo e contribuindo para a melhoria da educação, por meio de práticas inovadoras”, frisou.

Reconhecimento

Ao todo, foram homenageados  112 educadores de escolas da DDZ Sul. Uma parte dos educadores foi presenteada  com certificados de menção honrosa e outros com o troféu denominado Paulo Freire, em alusão ao educador, pedagogo e filósofo brasileiro conhecido mundialmente.

Segundo o gerente pedagógico da DDZ Sul,  Anderson Rodrigues, o critério principal para escolha dos educadores foi o trabalho diferenciado que  cada profissional  realiza ou realizou na rede municipal de ensino. Dentre homenageados, havia profissionais que foram assessores pedagógicos que passaram pela divisão e se tornaram gestores de escola, professores que alcançaram bons  resultados,    além de  ex-gestores que até hoje são  voluntários  de  escolas e fazem parte da Divisão Sul.

“A ideia desse ano foi reconhecer os professores que obtiveram resultados além do esperado;  que deram uma contribuição significativa em escolas da DDZ Sul em algum momento como educador, além das duas escolas que foram as  melhores na rede do 5º  e 9º  ano do ensino fundamental no Ideb 2017”, explicou o gerente pedagógico.

Entre os premiados havia  educadores da  Escola Municipal José Carlos  Mestrinho, que atingiu a média de 8,1 nos Anos Iniciais do  Ideb 2017 e conseguiu ultrapassar a meta do MEC estipulada para 2021 . Vale ressaltar, que a  unidade  atingiu 6,9, no penúltimo exame de grande escala de nível nacional.

Para o professor, Reinaldo Ferreira da Costa, o evento mostra o quanto a secretaria reconhece a importância do professor.

“Após de todo o esforço e  dedicação,  ser homenageado é muito gratificante e nos dá uma mistura de sentimentos. Entre eles, alegria de dever cumprido, orgulho de si próprio por ter feito parte desse processo exitoso e, principalmente,  de realização profissional”, disse.

Outra escola homenageada foi a Francisca Pereira de Araújo,  que  obteve o maior índice (6,5) dentre as escolas que atuam com os Anos Finais. Segundo o gestor da unidade, Antônio Genivaldo Lira Lacerda, diante de todo o esforço dos educadores a home

nagem representa um gesto justo de valorização aos  educadores da Divisão Sul.

“O trabalho não foi fácil, nos preparamos há  três anos,  exigiu que a escola se reorganizasse, que  o professor repensasse  suas metodologias para dá algo mais consistente ao seu aluno, que procurássemos  meios para tirar o aluno do comodismo, que planejássemos ações conjuntas com as famílias. Mas enfim, conseguimos e ficamos felizes  por estarmos sendo contemplados com essa bela homenagem, que serve para nos honrar com nosso feito e para mostrar que temos que continuar com essas boas práticas”, mencionou.

 

Texto: Emerson Felipe

Fotos: Emerson Felipe

 

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)

Assessoria de Comunicação

(92) 3632-2054