28/04/17 | 17:16
Educadores de escola municipal iniciam revitalização de horta escolar nesta sexta-feira

IMG-20170428-WA0012Os educadores da Escola Municipal Sérgio Pessoa Figueiredo, localizada no bairro Presidente Vargas, zona Centro Sul, iniciaram a revitalização da horta escolar, na manhã desta sexta feira, 28/4. Além dos profissionais da unidade de ensino, a ação contou com a participação de assessores pedagógicos da Divisão Distrital Zonal Sul (DDZ Sul) e pais de alunos. Os trabalhos com a horta farão parte de uma das 10 oficinas desenvolvidas pela unidade, que trabalha com Educação Integral, e contemplará 284 alunos, dos 1° e 2° períodos da Educação Infantil e dos 1° ao 5° anos do Ensino Fundamental, que estudam no local.

A horta foi revitalizada para dar suporte às atividades  desenvolvidas no decorrer do ano letivo, melhorar a alimentação dos alunos, e trabalhar  a importância da sustentabilidade no ambiente escolar , segundo a gestora da unidade Regeane Ramos Chaves.

“Como este ano, a escola passou a ser integral, foram intensificadas as ações pedagógicas e, com isso, a necessidade de se criar estratégias para oferecer uma alimentação mais saudável para alunos, pois a partir de agora oferecemos  almoço e mais refeições ao longo do dia. Por este motivo, a revitalização é extremamente importante para a escola”, destacou, acrescentando, que a horta está atrelada ao projeto de paisagismo e vinculadaa oficinas que envolvem todas as disciplinas.

O projeto também tem um cunho ambiental. As crianças, juntamente, com os professores ficarão responsáveis por manter e deixar a horta sempreIMG-20170428-WA0015 revitalizada. O trabalho será feito todos os dias, em uma espécie de escala dividida por grau de dificuldade, conforme o ano de ensino de cada estudante. As crianças da pré-escola, acompanhadas dos professores, regarão e tirarão os pequenos matos das laterais da horta. Já os maiores, vão plantar e fazer a compostagem.

Umas das coordenadoras da horta é a professora do 1º ao 5º ano, Francisca Felizbela, que também trabalha a iniciação científica com os 284 alunos atendidos pela unidade. Segundo a educadora, a horta contribuirá com o trabalho de conscientização ambiental dos  alunos.

“Além do reforço na alimentação, o projeto vai ajudar a trabalharmos a  questão ambiental de uma forma pedagógica com o alunado”, explicou.

Na horta, tem mais de dez tipos de verduras e legume plantados. Dentre elas, cidreira, manjericão, macaxeira, cheiro-verde, hortelã e pimentão.

Texto: Emerson Felipe

Fotos: Divulgação Escola

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)
Assessoria de Comunicação
(92) 3632-2054