28/09/17 | 14:27
Educadores de creches municipais participam das atividades de projeto para fortalecimento de ações pedagógicas

Pedagogos de 10 creches municipais participaram, na manhã desta quinta-feira, 28/9, das atividades do Projeto “Trilhas e diálogos”, voltado para fortalecer os trabalhos desenvolvidos pelas unidades de educação. O encontro aconteceu na Creche Municipal Virginia Marília Mello de Araújo, na comunidade Cidade do Leste, bairro Gilberto Mestrinho, zona Leste de Manaus e contou ainda com a participação dos diretores das creches e assessores da Educação Infantil das Divisões Distritais Zonais (DDZs), da Secretaria Municipal de Educação (Semed).

O projeto busca tornar mais forte o trabalho de cada creche, trocando experiências com os profissionais das outras unidades. A ideia é conhecer as atividades pedagógicas exitosas desenvolvidas e aplicadas no dia a dia das crianças atendidas, promovendo uma troca de experiências para melhoria e aprendizado do processo de ensino aprendizagem.

De acordo com a gerente de creches da Semed, Wissilene Brandão, o foco principal é o trabalho do pedagogo nas 10 creches.

“Não interessa o produto da coisa, mas o processo como a professora desenvolveu. Por exemplo, aqui tivemos um trabalho com o tema ‘Folclore’, utilizando um conto de Oscar Wilde, A Sereia e o Pescador e o que importa é como a história foi tratada com as crianças, para que elas conseguissem assimilar o conteúdo”, disse.

Atividade

Depois de apresentado o tema aos participantes, houve a palestra da assessora pedagógica da Gerencia de Creches Municipais da Semed e pesquisadora da área da infância, doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam/UNB), Jacy Alice, com o tema ‘Imaginação, infância, segundo a teoria histórica cultural’.

“Esse projeto é muito significativo por todos que participam desse momento de socialização de saberes que foram construídos coletivamente, na qual houve essa troca e medicação de conhecimentos”, frisou a gerente.

Para pedagoga Keila Neves da Mota, da Creche Municipal Eliana de Freitas, no bairro Riacho Doce, zona Norte de Manaus, participar do encontro é válido para conhecer o que é realizado nas outras unidades e reproduzir no seu trabalho.

“É muito bom, porque nós vemos a perspectiva de como a creche Virginia e outras desenvolvem projetos e a temáticas em todas as creches. É uma experiência que nós temos muito que aprender com o outro colega”, explicou.

Texto: Paulo Rogério Veiga

Fotos: Cleomir Santos

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)
Assessoria de Comunicação
(92) 3632-2054