17/04/15 | 17:57
Educadores da Semed participaram da 2ª etapa da formação de tutores

Educadores da Secretaria Municipal de Educação (Semed) participaram da 2ª etapa de formação de tutores da área de Língua Portuguesa e Matemática, durante esta semana, na Escola de Serviço Público (Fespm). A formação foi promovida pelo Projeto de Expansão e Melhoria Educacional da Rede Pública Municipal de Manaus (Proemem) da rede municipal de educação, em parceria com a Fundação Social Itaú e do Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável – Cieds. A formação aconteceu de forma online e presencial.

Este é o segundo momento, em 2015, que o Proemem desenvolve a formação de tutores,  junto à rede. A primeira aconteceu em março deste ano.  Nesta segunda etapa, que aconteceu de 13 a 16 de abril, 29 educadores, entre professores, pedagogos e assessores pedagógicos da Semed passaram por três etapas. O processo de formação foi divido entre teste de personalidade via online, prova diagnóstica e atividades formativas presenciais, onde os educadores tiveram a oportunidade de desenvolver metodologias de gestão e supervisão do trabalho pedagógico. No fim da formação, que aconteceu na tarde desta quinta-feira, 25, educadores foram selecionados como líderes tutores.

Eles serão responsáveis por promover a formação e o desenvolvimento de equipes escolares, com base nos padrões curriculares e nas expectativas de aprendizagem da Semed.

Para os educadores se tornarem tutores precisam atender os pré-requisitos de tutor pedagógico exigido pela Fundação Itaú. Para isso, é avaliado se os participantes da formação preenchem o perfil. Após a formação os novos tutores darão suporte pedagógico aos professores que ingressaram na secretaria a menos de três anos, como explicou a coordenadora do Programa de Tutoria de Área, da Divisão de Desenvolvimento profissional do magistério (DDPM), Dailla Menezes.

“Depois de formados estes tutores darão suporte pedagógico aos professores da rede que entraram há pouco tempo em sala de aula. A princípio, os 25 tutores que serão selecionados iniciarão um projeto piloto de tutoria, dando suporte a 370 professores de escolas dos Distritos Leste 1, Leste 2 e Oeste que estão em estágio probatório, para que desenvolvam maior habilidade na prática da docência, conhecimento e metodologias diferenciadas em sala de aula, nas áreas de língua portuguesa e matemática. Deste total, 188 educadores serão atendidos individualmente e 182 por meio de estudos de amostragem e de resultados colhidos pelos tutores”, ressaltou Dailla.

Maria do Livramento Galvão, membro pedagógica do Proemem da Semed, ressaltou a importância da formação para os educadores que participaram da capacitação.

“A proposta é fortalecer as práticas da gestão escolar na oferta de uma aprendizagem de qualidade, com a criação de mecanismos de gestão e supervisão do trabalho pedagógico desenvolvido nas escolas. Os professores selecionados serão responsáveis por promover a formação e o desenvolvimento de equipes escolares, com base nos padrões curriculares e nas expectativas de aprendizagem da Semed. Os tutores darão orientação e apoio prático e presencial”, enfatizou a Livramento.

Para pedagoga da Escola Municipal Raimundo Botinely, Auricélia Marques, que é uma candidata a tutora, a capacitação será útil não só para atender outros educadores, caso passe pela segunda etapa do processo de tutoria, mas também no seu dia a dia como pedagoga.  “Esta formação vai possibilitar o amadurecimento da minha prática pedagógica, a inovação de recursos que irão melhorar dentro do meu ambiente de trabalho, além de novas estratégias de gestão”, disse a educadora.

Sobre a iniciativa da secretaria em propor a formação, por meio do Proemem, em parceria da Fundação Itaú, o professor formador de língua Inglesa da DDPM, Thiago Gomes, salientou a ação como positiva e afirmou que deveria acontecer em outros momentos.

“Acredito que esta formação deveria acontecer mais vezes, porque é um meio de nós educadores repensarmos a nossa prática pedagógica, porque é significante para nós avaliarmos e refletirmos sobre os papéis que assumimos enquanto professores”, falou.

Dia 13 de maio serão apresentados os 25 tutores selecionados na solenidade de lançamento oficial do projeto piloto de tutoria da secretaria, no auditório da semed.

 

 

Texto: Emerson felipe

Fotos: Cleomir Santos

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)

Assessoria de Comunicação

(92) 3632-2054