22/06/17 | 9:25
Educadores da Semed participam da elaboração de normas do Comitê Estadual da Educação do Campo

Educadores da Secretaria Municipal de Educação participaram, na tarde desta quarta-feira, 20/6, do encontro mensal de elaboração das normas e diretrizes do Comitê Estadual da Educação do Campo. O encontro aconteceu na Escola Normal Superior da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), localizado na avenida Djalma Batista, zona Centro Oeste.

A ideia dos encontros é discutir em  conjunto com os membros do grupo de trabalho, que é composto por pessoas ligadas à instituições governamentais estaduais e municipais, movimentos sociais e educadores do município e do Estado, os rumos das políticas da Educação do Campo no Estado do Amazonas. O comitê Estadual existe há mais de 10 anos, mas só 2015 foi consolidado do ponto de vista legal e há dois anos busca consolidar essas diretrizes.

Segundo uma das coordenadoras do Comitê, a professora da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Heloisa da Silva Borges,  além de consolidar o trabalho,  as reuniões servem para socializar as experiências da Educação do Campo no Amazonas, proporcionando o dialogo entre as instituições de ensino, movimentos sociais do campo, organizações não governamentais e órgãos municipais, estadual e federal que atuam com os sujeitos do campo.

“Uma vez que algumas conquistas já foram concretizadas legalmente no âmbito nacional, como é o caso das Diretrizes Operacionais para Educação Básica das Escolas do Campo e a aplicação da Pedagogia da Alternância, consideramos que o papel do Comitê é de abrir o dialogo junto com instituições, movimentos sociais e professores para viabilizar a concretização dessas normas e diretrizes”, explicou.

Pauta

Na reunião, foram discutidas as metodologias do grupo de trabalho, assim como pontos específicos, como Educação do Campo direcionada à Educação Infantil, Educação de Jovens e Adultos Educação Especial e Ensino Fundamental, discutindo questões voltadas às salas multisseriadas.

Segundo Wanderléa Pereira, assessora pedagógica da Divisão de Ensino Fundamental (DEF) da secretaria e membro do comitê, a Semed já implanta políticas voltadas à Educação do Campo desde 2014, quando começou a elaborar o Comité de Educação do Campo a nível municipal e seu papel no  comitê  estadual.

“A Semed está em vanguarda quanto a Educação do Campo, porque já tem uma diretriz copilada e já vem realizando um trabalho há três anos, em 85 unidades de ensino do município”, destacou, acrescentado, que em 2015 foi consolidado o Comitê Municipal de Educação do Campo e, em 2016 a Semed realizou  o 1º fórum sobre o assunto.

 

Texto: Emerson

Foto: Cleomir Santos

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)
Assessoria de Comunicação
(92) 3632-2054