15/04/16 | 15:03
Educadores da rede municipal se especializam em Educação Ambiental

Educadores das Ocas Apresentarão defesas de pós de Ed. Ambiental - Fotos.Rodemarques Abreu(16)O trabalho realizado na área de Educação Ambiental na rede municipal de ensino de Manaus ganhou um reforço de professores especializados no tema a partir desta sexta-feira, 15. Profissionais da Secretaria Municipal de Educação (Semed) realizaram a apresentação da defesa de pós-graduação do curso Educação Ambiental com Ênfase em Espaços Educadores Sustentáveis.

As apresentações dos trabalhos de 158 educadores da rede municipal e estadual aconteceram no hall da Faculdade de Ciências Agrarias da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), zona Sul. O curso, que teve início no segundo semestre de 2014, foi promovido pelo Ministério da Educação (MEC) e coordenado pela UFAM.

Educadores das Ocas Apresentarão defesas de pós de Ed. Ambiental - Fotos.Rodemarques Abreu(17)A secretária municipal de Educação, Kátia Schweickardt, destacou que é militante na área ambiental e acredita na formação da construção de uma nova cidadania por meio dessa temática.

“A Educação ambiental toca na alma de muitos campos do conhecimento. É uma temática que promove encontro de saberes e isso muda o modo de fazer educação. Fico feliz em ver a formação desses professores da nossa rede que, se já não forem, se tornarão militantes dessa temática e promoverão a construção de uma nova cidade”, destacou.

Entre professores, assessores pedagógicos, pedagogos e demais educadores, todos os profissionais que atuam nas Ocas do Conhecimento Ambiental da Semed realizaram a especialização, como destacou a coordenadora das Ocas na Semed, Gina Gama.

Educadores das Ocas Apresentarão defesas de pós de Ed. Ambiental - Fotos.Rodemarques Abreu(19)“A Semed se preocupou com a formação do seu quadro de profissionais e disponibilizou esta especialização de onde estão saindo especialistas em Educação Ambiental para melhor servir a nossa sociedade em questões ambientais. Todos os servidores das Ocas, que trabalham esse tema ambiental, realizaram o curso para ter mais embasamento”, destacou.

A intenção é que o conhecimento adquirido pelos educadores seja multiplicado entre as escolas municipais para que o conhecimento ambiental, a conscientização sobre o meio-ambiente seja levado até os alunos. A professora Waldenice Barreto, que é coordenadora de Ações Complementares e Programas Especiais da Divisão Distrital Zonal (DDZ) Sul, ressaltou que este conhecimento pode ser o diferencial para os alunos.

“É um tema bastante discutido na atualidade e temos que trabalhar esses recursos nas escolas. Para isso, nós professores precisamos de novos recursos, de novas metodologias para envolver nossos alunos. Essa especialização nos dá um maior conhecimento para levar a educação, principalmente, ambiental, como nossa contribuição para a construção de um futuro melhor”, relatou.

 

Texto: João Pedro Figueiredo

Fotos: Rodemarques Abreu

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)
Assessoria de Comunicação
(92) 3632-2054