10/02/20 | 9:05
Educadores da rede municipal participam de primeira formação de 2020 nos programas de Correção de Fluxo

Prefeitura de Manaus iniciou nesta segunda-feira, 10/2, a formação de tutores, para 160 professores da Secretaria Municipal de Educação (Semed) que atuarão nos programas “Se Liga” e “Acelera” no ano letivo de 2020. Serão quatro dias de formação, em que os professores aprenderão sobre o funcionamento dos programas e sobre o Instituto Ayrton Senna (IAS), parceiro da secretaria no trabalho com os programas de correção de fluxo.

Os professores foram divididos em quatro turmas. Duas para iniciantes, com carga horária de 32 horas, duas para os professores que já participaram anteriormente, com carga horária de 16 horas. A capacitação acontece na sede da Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério (DDPM), da Semed, localizada no conjunto Vila Amazonas, zona Centro-Sul.

A coordenadora do IAS na Semed, Neuza Viana, explicou que essa capacitação durará quatro dias e, ao final, eles farão o planejamento das primeiras atividades. “O programa continua na rede municipal de ensino ao longo de 2020 e teremos, entre os dois programas, 173 turmas para atendimento aos meninos em distorção e vamos conseguir cada vez mais avançar, baixando esse índice, como temos visto acontecer nesses últimos 5 anos”, completou Neuza.

O aluno é considerado em distorção idade-ano quando está há mais de dois anos atrasado em relação à série que deveria cursar.

A formadora Jucielma Sena Alves contou que durante esta semana serão trabalhadas questões relacionadas à educação integral, como um todo, enfatizando o socioemocional. “No geral, é o funcionamento do programa, questão da rotina, acompanhamento, autoestima, como recebê-los, para que esses estudantes possam ter uma aprendizagem bem significativa”, explicou.

Com experiência no programa “Se Liga” e se preparando para trabalhar com uma turma do “Acelera”, em 2020, a professora Gracineide Siqueira Cavalcante disse que em 2019 conseguiu que os estudantes tivessem um excelente desempenho. “E esse desenvolvimento se deve ao meu empenho e dos estudantes. Você conhecendo o aluno, cativando, chega no fim do ano eles estão transformados”, observou.

Para este ano, ela espera adquirir mais conhecimento no outro programa, a fim de aplicar também em outras turmas. “Eu adquiro conhecimento com as formações e consigo aplicar até no ensino regular, onde eu tive 100% de aprovação. Essa (formação) eu estou chegando para conhecer melhor o ‘Acelera’, que é um desenvolvimento maior”, finaliza.

— — —

Texto – Alexandre Abreu / Semed

Fotos – Eliton Santos / Semed

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)

Assessoria de Comunicação

(92) 3632-2054