09/05/16 | 9:22
Educadores da rede municipal de ensino participam de aula magna de cursos de pós-graduação

Aula Inaugural na Nilton Lins Fotos Rodemarques Abreu (11)Mais de mil professores e pedagogos da rede municipal de ensino participaram, na noite desta sexta-feira, 06, da aula magna dos cursos de pós-graduação do Programa Amazonas InFoco de Aperfeiçoamento Profissional, que aconteceu no Auditório Nina Lins, da Universidade UniNilton Lins, no Parque das Laranjeiras, zona centro-sul de Manaus, com a presença do prefeito Arthur Virgílio Neto. A aula magna contou com a palestra da professora Mestre, Jucélia Lima, da empresa Infoco, com o tema “A importância do professor e seu papel frente aos desafios da educação contemporânea”.

As especializações serão oferecidas por meio da adesão da Prefeitura de Manaus ao programa de aperfeiçoamento profissional do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE/AM). Os cursos serão oferecidos na modalidade de Ensino a Distância (EAD), com duração de 18 meses. Ao todo, serão 1,5 mil professores beneficiados com as especializações nas áreas de Alfabetização e Letramento (500 vagas); Metodologia do Ensino da Educação de Jovens e Adultos (400 vagas); Educação Inclusiva, Especial e Políticas de Inclusão (400 vagas) e Educação na Perspectiva do Ensino Estruturado para Autistas (200 vagas).

Aula Inaugural na Nilton Lins Fotos Rodemarques Abreu (3)O prefeito destacou que a iniciativa pretende qualificar e valorizar o professor, consequentemente, melhorando a qualidade de ensino oferecido às crianças e adolescentes das escolas municipais de Manaus. “Nós temos dois focos. Um é continuar qualificando os professores e o segundo, por meio dessa qualificação, podermos oferecer um ensino de melhor qualidade, dando a possibilidade para que os nossos alunos se tornem competitivos com crianças que estudam, por exemplo, em instituições privadas, reduzindo as desvantagens existentes”.

Arthur Neto destacou ainda que, mesmo com as dificuldades financeiras enfrentadas, por conta da crise econômica, pela qual passa o país, a prefeitura vem se esforçando para manter os investimentos nas áreas prioritárias da administração pública municipal.

Aula Inaugural na Nilton Lins Fotos Rodemarques Abreu (14)A secretaria Municipal de Educação (Semed), Kátia Schweickardt ressaltou que a ampliação do número de professores pós-graduados na rede municipal de ensino faz parte do cumprimento da meta 16 do Plano Municipal de Educação (PME) e que a secretaria vem focando todos os esforços na formação dos professores do município, nos pontos que ainda precisam de muita atenção no ensino municipal, como a alfabetização e o letramento. “A secretaria tinha uma dívida com a Educação Especial e de Jovens e Adultos e também precisávamos avançar na questão da alfabetização e letramento. Avalio que, com essa iniciativa, estamos mostrando que a Semed tem um projeto político pedagógico muito sólido, sabemos para onde queremos ir e não nos escondemos atrás da crise”.

Kátia Schweickardt disse, ainda, que não teria sido possível ofertar os cursos de pós-graduação sem o apoio da Escola Municipal de Serviço Público e Inclusão Socioeducacional (Espi) e do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE), que são parceiros nesse processo formativo dos educadores da Semed.

Professora da Escola Municipal Ouvidor Sampaio, na zona Rural de Manaus, a professora Luciana Serrão, foi uma das que conseguiu a bolsa integral e vai cursar a especialização em Educação na Perspectiva do Ensino Estruturado Para Autistas. Ela conta que escolheu o curso por sentir necessidade de ter maior conhecimento sobre o assunto, para oferecer um melhor ensino aos seus alunos com deficiência. “Essa pós-graduação veio em bom momento, já que nós estamos tendo um aumento no número de alunos especiais. Muitas vezes, por não termos experiência para lidar com essas crianças, não encontramos dificuldades de oferecer um ensino de qualidade”.

Formada em pedagogia e iniciando sua primeira especialização após quase 20 anos como professora, ela destaca que além preparar professores para trabalhar com alunos autistas, é uma forma de enriquecer o seu currículo profissional.

 

Texto: Martha Bernardo

Fotos: Rodemarques Abreu

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)
Assessoria de Comunicação
(92) 3632-2054