01/12/21 | 18:10
Educadores da Prefeitura de Manaus participam de abertura da VII Socialização de Práticas Formativas

Professores, pedagogos e gestores da Prefeitura de Manaus, participaram, na tarde desta quarta-feira, 1º/12, da abertura da VII Socialização de Práticas Formativas 2021, com o tema “Diversidade Cultural Amazônica no Ensino-aprendizagem dos Educandos: Desafios, Possibilidades e Inovação”. O evento, promovido pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), por meio da Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério (DDPM), foi realizado de forma remota, com transmissão pelo canal do YouTube “Socialização de Práticas Formativas”.

A Socialização de Práticas Formativas (SPF) é uma das ações que compõem o Programa de Formação Permanente dos Profissionais da Educação da DDPM/SEMED (Decreto nº. 2.682, de 26 de dezembro de 2013, Art. 39, inciso I), que surge como fruto das reflexões dos professores nos encontros formativos, para responder ao anseio de propor uma socialização reunindo todos os professores interessados em difundir o conhecimento.

O evento tem como objetivo, socializar práticas pedagógicas desenvolvidas que se relacionam com os processos formativos da DDPM. A celeridade é o pontapé que reflete sobre as possibilidades de inovação nos processos de ensino, aprendizagem e de formação continuada dos profissionais da educação da Prefeitura de Manaus.

O professor Evaldo Bezerra Pereira, Diretor do Departamento de Gestão Educacional (Dege), afirmou que todos os temas são relevantes para os educadores e participantes da socialização.

“Essas apresentações enriquecem as práticas pedagógicas nas nossas escolas e contribuem de forma grandiosa para a melhoria do ensino e do aprendizado. A formação é um processo que dura por toda a nossa vida, e como educadores, esse processo se intensifica. O nosso Departamento de Gestão Educacional estará sempre desenvolvendo e apoiando mais ações como essas, que possam contribuir para a excelência da nossa educação”, comentou.

A Chefe da DDPM, Inêz Alcântara, falou sobre a importância desse evento e agradeceu a todos os presentes na conferência. “O espaço da formação, é o espaço da excelência. No momento da socialização, todas as atividades dos nossos professores estão sendo transmitidas para toda a sociedade amazonense e isso é muito importante para difundirmos nossas atividades. Acreditamos que com essa socialização, estaremos mostrando para todos, o trabalho que é desenvolvido em nossa DDPM, com profissionais de excelência e que sempre buscam as melhores técnicas de ensino”, disse Inêz Alcântara.

A ação contou com os conferencistas, Aníbal Augusto Turenko Beça, professor mestrando e artista visual e com o professor Doutor, Ricardo Gonçalves Castro, que falou sobre a importância de mais momentos como esse, no processo de ensino e aprendizagem, e agradeceu ao trabalho realizado pela equipe da DDPM.

 

Programação

O evento segue até sexta-feira, 3/12, confira a programação dos próximos dias.

 

Quinta-feira, 2/12

13h50 – Apresentação cultural

Professora mestra Luciana Costa (soprano) e professor Carlos Freitas (violonista) – DDPM/SEMED.

14h – Salas temáticas de comunicação oral

Atividades disponíveis para os que se inscreveram no período de inscrição para ouvintes.

18h20 – Apresentação Cultural

Apresentação do vencedor do curta metragem do Ampliando Horizontes.

18h30 – Oficinas Temáticas

Atividades disponíveis para os que se inscreveram no período de inscrição para ouvintes.

 

Sexta-feira, 03/12

8h50 – Apresentação Cultural:

Coral Dom Jackson da Emef Dom Jackson Damasceno Rodrigues sob a regência do professor  maestro Arildomar Oliveira

Professor mestre Raimundo Brilhante do Cmei Professora Rita Etelvina de Cássia Gomes Mourão.

9h – Salas Temáticas

Atividades disponíveis para os que se inscreveram no período de inscrição para ouvintes.

— — —

Texto – Ricardo Ramos / Semed

Foto – Divulgação